Foi assinado, no dia 23 de fevereiro, o protocolo que garante o funcionamento da Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim, com consultas médicas, numa parceria entre o município de Castro Marim e a Associação Social da Freguesia de Odeleite. A Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim foi revitalizada em outubro de 2014, passando a ser a primeira do país permanentemente com médico.
O concelho de Castro Marim tem características marcadamente rurais, apresentando uma densidade populacional de 22 habitantes por quilómetro quadrado e uma população envelhecida, com problemas de mobilidade e isolamento, daí a pertinência desta política de proximidade, por meio da prestação de apoio social e de cuidados básicos de saúde e enfermagem. “Estamos a falar de pessoas que levaram uma vida de sacrifícios. A Unidade Móvel de Saúde, com um médico permanente, é um ato de justiça”, assegurou o presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
A Unidade Móvel de Saúde de Castro Marim percorre as freguesias de Azinhal e Odeleite, de segunda a sexta-feira, com uma equipa, constituída pelas médicas Helena Gonçalves e Susana Valsassina e pela enfermeira Angelina Rocha, especialmente vocacionada na promoção e prevenção da saúde no idoso, nomeadamente com ações de rastreio e tratamento sobre as doenças cardiovasculares (controlo do colesterol, medição da tensão arterial), dor reumatológica, diabetes, depressão e estilos de vida. O protocolo vigora até ao final do mês de dezembro de 2015, representando um investimento autárquico de cerca de 40 mil euros.