Foram essencialmente dois os desafios colocados aos
gabinetes de arquitetura que conceberam o Complexo Comercial do MAR Shopping
Algarve, que integra, além do centro comercial, o Designer Outlet Algarve, uma
loja IKEA e uma zona de lazer ao ar livre: conceber um espaço que, mais do que
um destino de compras, se afirme como uma alternativa de lazer de qualidade na
região. Com projeto conceptual de BDP, o MAR Shopping Algarve será um edifício
moderno, com inspiração no estilo escandinavo, enquanto o Designer Outlet
Algarve, concebido por ATP, se assemelhará a uma típica vila rural algarvia,
exibindo muitos dos elementos tradicionais da arquitetura regional.
O complexo comercial de 82 mil metros quadrados que está a
ser desenvolvido pelo Grupo IKEA em Loulé é formado por três edifícios
diferenciados: a loja IKEA, no extremo Este, a qual, tal como acontece no MAR
Shopping de Matosinhos, terá acesso a partir do centro comercial, que ficará no
centro; a Oeste desenvolve-se o Outlet, que será ao ar livre. O complexo
contempla ainda, no seu epicentro, entre o centro comercial e o Outlet, uma
área de oito mil metros quadrados de importância paisagística, onde se
desenvolverão diversas atividade de lazer.
O centro comercial MAR Shopping Algarve, concebido pela BDP
– Building Design Partnership, um dos maiores gabinetes internacionais de
arquitetura, e projeto técnico dos portugueses CPU, Quadrante e Iperplano,
disponibilizará 110 lojas, salas de cinema, zona de restauração e serviços. Desenvolve-se
ao longo de um «mal» com a mesma orientação do edifício, Sudeste/Noroeste, com
amplos espaços vazados entre os dois pisos, potenciando a relação visual e de
ambiente dos diferentes níveis. Este caminho estabelece a ligação efetiva entre
a loja IKEA e o Outlet, que se localizam nos seus extremos e as entradas que
lhes estão próximas.
O limite sul do «mal», traduzido numa praça entre as duas
entradas aí localizadas, assume a ligação por escadas mecânicas e elevadores ao
piso superior e ao estacionamento subterrâneo. Será, por sua vez no limite
Norte, em torno de uma segunda praça e da respetiva entrada, que se localizará
no piso superior a área de restaurantes e cinema. No piso inferior, sem
repercussão no piso mais elevado, existirá um corredor comercial dedicado a
unidades comerciais de maior dimensão, como Primark, C&A, Zara ou Mango,
que estabelece a relação entre a entrada Norte e a entrada Nascente, mais vocacionada
para o apoio ao supermercado Pingo Doce – ao lado do qual ficará a Worten –
através de uma área de terraço ligada ao estacionamento de superfície através
de elevadores e tapetes rolantes.
Independentemente da sua relação com a cobertura, os espaços
de circulação interiores do centro comercial foram pensados de forma a incluir
uma componente de iluminação natural significativa, minimizando os ganhos
térmicos correspondentes. Os materiais dos acabamentos interiores foram
determinados em função da utilização prevista para os diferentes espaços e com
o ciclo de vida que se pretende obter dos mesmos. Assim, as zonas de público
terão pavimentos cerâmicos, de pedra natural e de madeira, paredes em painéis
fenólicos, cerâmicos e de gesso cartonado e tetos falsos metálicos e de painéis
de gesso cartonado.
Seguindo o conceito do design escandinavo, que alia a
sofisticação à funcionalidade, e inspirado na luz do Algarve, o projeto do
interior do MAR Shopping Algarve tem como elemento distintivo o teto falso do «mal»,
composto por uma estrutura contínua perfurada, em Barrisol, o qual terá um
efeito surpreendente. Por sua vez, o Designer Outlet Algarve, projetado pela
ATP architects engineers, inspira-se na arquitetura regional, simulando as ruas
de uma típica vila algarvia, onde não faltam as tradicionais chaminés ou as
paredes caiadas de branco. Com conceção técnica das empresas nacionais CPU e
Afaconsult, terá, numa primeira fase, aproximadamente 70 lojas ao ar livre,
dispondo, em conjunto com o MAR Shopping Algarve, de uma oferta única ao nível
da diversidade.
O Centro comercial, Outlet e loja IKEA compartilharão o
estacionamento, possuindo um parque subterrâneo com aproximadamente mil lugares,
e outro à superfície com capacidade para 2.500 viaturas. Com projeto da empresa
espanhola theleisureway, a área de lazer estará articulada com os dois pisos do
MAR Shopping Algarve através de escadas mecânicas, que complementação os
percursos pedestres que ligarão o nível de estacionamento e o piso superior do
centro comercial na zona da varanda exterior que, por sua vez, se localizará
junto da zona de restaurantes.