O programa cultural «365 Algarve», que dinamiza o destino turístico na época baixa, vai contar com mais de 30 apresentações por toda a região em dezembro. Concertos, teatro, dança, exposições, artes visuais, gastronomia e circo são alguns exemplos da vasta diversidade do programa.
«Peep & Eat (Espreitar e comer) e Companhia Laika» regressam num teatro culinário onde chefes cozinheiros e surpreendentes efeitos visuais encontram-se numa cozinha giratória e, à sua volta, em salas de espreitar e comer, o público experimenta produtos locais como nunca antes os viu. De 1 a 4 de dezembro, na Escola Básica 2+3 de Monchique.
Norberto Lobo, uma das figuras míticas da música portuguesa, vai transportá-lo até uma atmosfera sublime e mágica com o seu «Concerto ao Entardecer» marcado para dia 2, no Hostel 1878, em Faro, numa produção da ArQuente. Dia 3, o Quarteto Vintage, juntamente com Luís Arrigo, sobe ao palco do Auditório Municipal de Lagoa, num concerto onde se juntam quatro clarinetistas e um percussionista. Os excertos de uma das mais emblemáticas óperas europeias estão de regresso em versão concerto pela Academia de Música de Lagos. «O Universo de Henry Purcell» baseia-se na trágica e apaixonante história de amor entre Dido e Eneias. Desta vez, é o Auditório do INUAF, em Loulé (dia 2) que recebe o evento.
As artes visuais apresentam a grande novidade do mês com a inauguração da exposição «O Regresso do Objeto - Arte dos anos 1980 na coleção da Fundação de Serralves», no Museu Municipal de Faro onde vão estar algumas das muitas obras que constituem o acervo do Museu de Serralves, importante museu de arte contemporânea em Portugal. A exposição inaugura dia 2 e estará aberta ao público até 19 de fevereiro de 2017.
«Outdoor, Jovens Criadores do Algarve» é outro evento incluído na programação de artes visuais, onde os artistas algarvios ocupam os painéis publicitários em lugares de destaque em Faro, Lagos, Alcoutim e Loulé de 3 de dezembro a 28 de fevereiro. Ainda nesta categoria, a exposição «Documentar o Algarve Interior» transporta, através dos registos fotográficos e fílmicos, para algumas das atividades humanas quase em extinção e vai estar visitável de 5 a 29 de dezembro na sala de exposições da CCDR Algarve, em Faro. 
No cinema, regressa o filme «Somos feitos da matéria de que são feitos os sonhos», em celebração dos 400 anos da morte de William Shakespeare, na Casa dos Condes de Alcoutim (dia 6) e no Museu do Traje de São Brás de Alportel (dia 7); e está volta «Vídeo Lucem», o ciclo de filmes passado nas igrejas do Algarve, com os filmes «A Sombra do Caçador» (dia 15, na igreja Matriz de Lagoa) e «A Estrada» (dia 16, na igreja Matriz de São Tiago de Estômbar).
O espírito natalício apodera-se do «365 Algarve» com os concertos da Orquestra de Jazz do Algarve e o tenor Carlos Guilherme, «A Lyrical White Christmas Medley», no Auditório Municipal de Lagoa (dia 9), no Espaço Guadiana, em Alcoutim (dia 10), e na igreja Matriz de Monchique (dia 11). O Natal anuncia-se também com o espetáculo de dança «Quebra-Nozes» pela Companhia de Dança do Algarve, nos dias 17 e 18, no Teatro das Figuras, em Faro.
Regressam à programação os «Momentos Fantásticos com o Património – A Banda Vai», onde os visitantes são convidados a viajar no tempo através de uma proposta intimista e sedutora, acompanhados pelos músicos da Filarmónica Silvense, e os dias gastronómicos «Fazer Render o Peixe» em que, através de uma inesperada e criativa fusão entre a gastronomia e as artes visuais, reputados Chefs exploram as riquezas do Algarve. Desta vez são as cidades de Silves (dia 11) e Portimão (de 20 a 23) quem os acolhe. Os habituais eventos de «Fado & Wine», no Ginásio Clube de Faro, onde se juntam duas artes de excelência, o fado e o vinho (dias 7, 14 e 21), e «Faro Desvendado», uma viagem às origens de Faro e à diversidade cultural que esteve na base da formação da cidade (nos dias 2 e 23), continuam presentes no mês de dezembro.
No Centro Interpretativo de Vila do Bispo continua a exposição «Paisagens Condutoras», construída em três atos, que é consequência de um conjunto de ações performativas e gastronómicas do artista visual Jorge Rocha. Para quem ainda não teve oportunidade de a conhecer, pode fazê-lo até ao fim do mês. Integrado no projeto LAVRAR o Mar, o circo «Maintenant ou Jamais (Agora ou Nunca)», da Companhia Circa Tsuica, foi o evento escolhido para encerrar o cartaz de dezembro e o ano de 2016. Um espetáculo que desafia os limites do teatro físico sem esquecer a inventividade e os segredos do circo contemporâneo, a ter lugar no heliporto de Monchique, de 29 a 31 de dezembro.