Foi inaugurada, no dia 25 de novembro, a nova exposição da Casa do Sal, em Castro Marim, «Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio». Construída em torno da história da peregrinação, esta exposição traz-nos ainda a história particular do Peregrino Algarvio, assim conhecido pelas longas travessias e peregrinações a pé pela Península Ibérica, e assinala a integração da Grande Rota do Guadiana (GR15) nos Caminhos de Santiago.
A exposição foi apresentada pela vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Filomena Sintra, e pelo Peregrino Algarvio, contando ainda com as presenças do diretor da Associação Odiana, Valter Matias, entidade responsável pela candidatura que contempla a integração da GR15 nos Caminhos de Santiago, e pelo chefe da Gabinete da Câmara Municipal, Dinis Faísca, também ele um peregrino. Na sua intervenção, o Peregrino Algarvio manifestou a vontade de colocar num livro os seus diários de peregrinação, onde escreve todas as histórias vividas ao longo dos cerca de cinco mil quilómetros que já percorreu. 
«Travessias e Peregrinações com o Peregrino Algarvio» é também um convite à autodescoberta e ao encontro connosco mesmos, sugerindo a peregrinação como um dos caminhos possíveis. O Peregrino Algarvio lançou o repto aos presentes, uma peregrinação a Fátima, pela altura do Centenário, conduzida pelo próprio. Pode visitar esta exposição na Casa do Sal, aberta todos os dias, das 10h às 13h e das 14h às 18h, até ao dia 10 de janeiro de 2017.