Realiza-se, no dia 3 de dezembro, a partir das 15h, junto à zona desportiva de Pechão, o XXXVII Corta Mato do Algueirão. Trata-se de uma das mais antigas provas organizadas por um clube, no caso o Clube Oriental de Pechão, e está integrada no calendário regional da Associação de Atletismo do Algarve (AAALG), contando com o apoio da Câmara Municipal de Olhão.
O corta mato do Algueirão é uma competição para todos os escalões masculinos e femininos, sejam os atletas federados ou não, suscitando anualmente grande curiosidade por parte do público, que adere sempre de forma entusiástica e em elevado número a este traçado que tem quase um quilómetro de extensão, oferecendo uma boa visibilidade aos visitantes. Nas recentes edições (setor feminino) a grande vencedora tem sido a marchadora olímpica Ana Cabecinha.  
Em simultâneo, irá decorrer também o 11.º Encontro Interassociações com a participação das seleções do Algarve e Beja, e da congénere espanhola de Ayamonte. Nesta prova, os atletas são todos federados e apenas é permitido inscrever quatro participantes em cada categoria e faixa etária. Com diversos prémios em disputa prevê-se, mais uma vez, acesa luta pelo pódio nos diferentes escalões.