No dia 11 de dezembro, Portimão comemora o 92.º aniversário da elevação a cidade e assinala a data com um conjunto de momentos oficiais marcados pela apresentação da biografia de Manuel Teixeira Gomes e por uma sessão de homenagem aos Autarcas do Concelho que assinala os 40 Anos de Democracia do Poder Local, para além de um programa de festividades que convida a viver Portimão de forma especial. Esta será uma ocasião por excelência para prestar homenagem e reconhecer o trabalho de muitos que, no exercício da sua cidadania, têm vindo a contribuir para a construção e valorização do município, revisitando o passado sob uma perspetiva do presente e uma forma de imaginar e inspirar caminhos de futuro.
O Dia da Cidade, 11 de dezembro será marcado, não só pelo tradicional Hastear das Bandeiras, pelas 10h, frente aos Paços do Concelho como pela inauguração da Placa Toponímica «Avenida Francisco Florêncio», junto à Rotunda do Max Mat, numa homenagem a título póstumo ao Presidente da Assembleia Municipal de Portimão, falecido em Abril de 2015. A Sessão Solene do Dia da Cidade acontece, este ano, no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão (Grande Auditório Nuno Mergulhão), a partir das 16h, e contará com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal de Portimão e da Presidente de Câmara Municipal. Será igualmente apresentada, pelo jornalista António Valdemar, a biografia de Manuel Teixeira Gomes, da autoria de José Alberto Quaresma, uma edição do Museu da Presidência da República e da Imprensa Nacional - Casa da Moeda que vem homenagear o escritor, ex- Presidente da República e ilustre portimonense. Esta será também a ocasião de Portimão prestar homenagem e atribuir Medalhas de Mérito Municipal a Pessoas Coletivas e Singulares que contribuíram para o engrandecimento e dignificação do Município de Portimão ou se tenham elevado dos demais pelo reconhecido mérito e, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade ou de serviço público, bem como atribuir a Medalha Municipal de Bons Serviços a Funcionários Municipais.
No dia 12 de dezembro, pelas 18h, no Hotel Alvor Praia, será assinalado de forma especial os 40 anos da realização das primeiras eleições autárquicas com uma Sessão Pública de Homenagem aos Autarcas do Concelho que desde 1976 se apresentaram a eleições e foram eleitos para servir o Município e as Freguesias, como membros da Assembleia Municipal e de Freguesia, ou Executivo da Juntas e da Câmara Municipal de Portimão. Nesta sessão, para além de uma palestra invocativa da efeméride, a divulgar oportunamente, será apresentada a reedição da publicação «Homenagem aos Autarcas Portimonenses – Mandatos 1974-2017», que 10 anos depois é atualizada e republicada.
Dia 3 de Dezembro, pelas 18h, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, será inaugurada a Exposição «Acordo Fotográfico», da autoria de Sandra Barão Nobre, fundadora e mentora do Acordo Fotográfico e A Biblioterapeuta. A noite de 3 de dezembro ficará ainda marcada pela Grande Final do XII Concurso de Fado «Cidade de Portimão», no TEMPO- Teatro Municipal de Portimão, onde pelas 21h30, se fará silêncio para ouvir os doze finalistas deste Concurso, num espetáculo que terá como convidados especiais o projeto «Amália Sempre».
No dia 4 de dezembro, em ambiente de festa e espírito desportivo, a Gala do Desporto marca mais uma vez as Comemorações do Dia da Cidade, ao homenagear os campeões portimonenses que se destacaram ao longo da última época em inúmeras modalidades engrandecendo o desporto em Portimão. A cerimónia terá lugar no Portimão Arena, a partir das 17h. Pelas 21h de dia 7 de dezembro, terá lugar a apresentação pública do «Espaço Raiz» e a Inauguração da Sede Social da Associação Teia d’Impulsos, que passará a funcionar na antiga Escola Primária da Pedra Mourinha (Rua Francisco Daniel). Na ocasião serão apresentadas as valências e dinâmicas deste novo espaço, mas terá também lugar uma conferência sobre o «Papel do Empreendedorismo Social e do Associativismo no desenvolvimento do Algarve», por Adriano Guerra, vice-presidente da CCDR Algarve.
O Mercado da Avenida São João de Deus comemora o seu 9.º aniversário e, no dia 9, pelas 11h, haverá lugar ao tradicional cântico e degustação do bolo de aniversário, confecionado e servido pela Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, acompanhado por uma prova de bebidas regionais pela Taberna de Portimão. Ainda no dia 9 de dezembro, pelas 17h30, na Casa Manuel Teixeira Gomes terá lugar a Assinatura de Protocolos de Cedência de instalações a várias Associações do Concelho, nomeadamente a Associação Moto Grupo do Arade; Associação da Pessoa Esclerose Múltipla do Barlavento – APEMBA (Apoio a Doentes com Esclerose Múltipla); SPEM – Associação Portuguesa de Esclerose Múltipla- Núcleo de Portimão (Apoio a famílias, apoio grávidas e bebes, apoio em mobiliário e roupas); Associação Rafael Carole (Ajudas Técnicas para Deficiência Motora); CAPELA – Centro de Apoio População Emigrantes e Amigos (Apoio à População emigrante de Leste Apoio Social, Cultural); GRATO – (Área Toxicodependência); Associação de Chefias de Bombeiros do Algarve (Atividades Recreativas e Culturais).
O dia 10 de dezembro será marcado pela fotografia e pelo cinema em Portimão, com a inauguração da Exposição da XVII Corrida Fotográfica de Portimão, pelas 17h, no Museu de Portimão com a atuação do coro infantil do Grupo Coral Adágio e teatralização  pelos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo- Interpretação da Escola da Bemposta e, pelas 18h, pela 2ª Mostra de Cinema Independente de Portimão- CIP2 com exibição no TEMPO, de cinema independente e documentários realizados no concelho, numa iniciativa da Gázól Filmes, com entrada livre.
O Associativismo, como já é habitual marca de forma especial a vivência do Dia da Cidade e de 2 a 12 de dezembro dinamizará muitas das manifestações desportivas, culturais e lúdicas programadas e que marcam as Festividades, no âmbito do Dia da Cidade.