O presépio gigante de Vila Real de Santo António regressa aos recordes e, em 2016, fixa a sua fasquia nas 4.500 figuras, apresentando muitas novidades na sua 14ª edição. Afirmando-se como um dos maiores presépios do país e o maior do Algarve, integra na sua construção mais de 20 toneladas de areia, quatro toneladas de pó de pedra e 2500 quilos de cortiça, numa área com mais de 220 metros quadrados, em pleno Centro Cultural António Aleixo. Somam-se a esta extensa lista 160 metros quadrados de musgo e uma mega base de suporte onde se localiza toda a área técnica da estrutura o que permite, por exemplo, o funcionamento dos lagos, a iluminação das casas e os efeitos cénicos.
Para dar vida a este presépio foram necessários mais de 40 dias e 2500 horas de trabalho. Os preparativos começaram há quase um ano, com a construção das centenas de figuras e adereços, tudo feito nas instalações da autarquia. Uma das razões do sucesso do presépio gigante de VRSA está nos relevos, cenários e figuras que lhe dão vida, muitas delas mecanizadas e animadas, fator que o distingue de todos os outros existentes no país. Para surpreender os milhares de visitantes, a configuração volta a apostar na inovação, este ano com muitas peças novas, onde se destacam diversas casas e até um porto de pesca. A recriação de muitos episódios cristãos e pagãos associados à quadra natalícia são outros dos atrativos.
Este trabalho tem a assinatura de Augusto Rosa e Teresa Marques, dois funcionários autárquicos que contaram com a colaboração de Joaquim Soares, Telmo Crispim e João Gomes. Ao longo dos anos, o presépio gigante tem também ganho notoriedade dentro e fora do país. Além de ser um dos eventos mais carismáticos da quadra natalícia no Algarve, é já uma referência internacional, a avaliar pela quantidade de visitantes espanhóis e de turistas holandeses, alemães, franceses e britânicos. As entradas no presépio têm o valor simbólico de cinquenta cêntimos, verba que reverte a favor do Centro de Acolhimento Temporário «Gente Pequena» da Santa Casa da Misericórdia de VRSA, instituição que tem por finalidade o acolhimento de crianças e jovens, em situação de risco, dos 0 aos 18 anos.
O presépio gigante de Vila Real de Santo António está patente ao público no Centro Cultural António Aleixo, até ao dia 8 de janeiro de 2017. Pode ser diariamente visitado das 10h às 13h e das 14h30 às 19h. No dia 1 de janeiro estará aberto das 14h30 às 19h.