Na próxima sexta-feira, 2 de dezembro, pelas 10h, é inaugurada a «Aldeia dos Sonhos», com um Desfile Escolar que irá integrar cerca de três mil alunos dos agrupamentos de escolas de Loulé. Vestidos com as cores natalícias, as crianças terão a oportunidade de visitar todos os espaços desta aldeia e trocar algumas palavras com o Pai Natal que os irá receber em sua casa.
A partir deste dia e até 30 de dezembro, a «Aldeia dos Sonhos» irá animar a cidade, este ano com novos espaços e atividades. Pretende-se recriar a Aldeia do Pai Natal, com decoração temática, a casa do Pai Natal, o largo dos duendes, pista de gelo, uma «mini» roda gigante, brinquedos tradicionais, bonecos de neve, um carrossel de madeira, insufláveis, pinturas faciais, gastronomia alusiva à quadra, nomeadamente uma «praça de doces», e todo o ambiente caloroso associado a esta festividade.
Este ano, para além da Cerca do Convento e Claustro, a «Aldeia dos Sonhos» estende-se também à Alcaidaria do Castelo, Praça D. Afonso III e Largo de S. Francisco. A animação será uma constante nesta Aldeia, com a realização de espetáculos de teatro, «Horas do Conto» e até um concerto do Avô Cantigas (dia 3, 16h). A «Aldeia dos Sonhos» vai funcionar de domingo a sexta-feira, das 14h30 às 19h30 (incluindo dia 25 de dezembro), e aos sábados, das 10h30 às 19h30. A entrada é livre.
Entretanto, no dia 2 de dezembro, a autarquia louletana promove, em parceria com a ACRAL, a White Friday, uma noite em que os preços das lojas vão cair como a neve. Entre as 19h e as 23h, o centro da cidade vai cobrir-se de branco, ao mesmo tempo quem por aqui passar poderá fazer compras nas lojas do comércio local com descontos. Para além da animação de rua e da decoração das montras, está previsto um evento solidário - Encontro de «Camisolas de Natal» pelos bares e cafés aderentes, onde amigos, familiares ou empresas se vão juntar para celebrar um Natal mais solidário. Brinquedos, roupas ou comida poderão ser depositados nas caixas que estarão em alguns cafés e bares da cidade, com os donativos a serem depois entregues à Existir, UNIR e Centro de Acolhimento «Os Miúdos».
Mas a folia natalícia já arrancou no concelho de Loulé, com a chegada do Pai Natal às cidades de Loulé e Quarteira e à vila de Almancil, e a inauguração das iluminações que irão decorar as localidades durante esta época festiva. Foram muitas as crianças que quiseram ver de perto o «velhinho de barbas brancas» que chegou numa Parada de Natal, num desfile de vários clubes, com as bicicletas do Clube BTT, as motos do Clube Rodas do Relógio ou os cavalos do Centro Hípico a juntarem-se ao trenó puxado por cães, aos duendes e a todos os seres do mundo encantado do Natal que acompanharam o Pai Natal. Momentos antes do Pai Natal distribuir pelas crianças os tão aguardados presentes, houve um momento musical em que mais de meia centena de vozes infantis trouxeram músicas natalícias a este momento.