O dia 25 de novembro marcou o início das festividades em Albufeira com a inauguração da iluminação de Natal, que este ano utiliza, pela primeira vez, 100 por cento tecnologia LED, altamente eficiente, que permite uma considerável poupança de energia. Foram instalados um total de 17,9 milhões de LED nas principais avenidas e zonas comerciais da cidade, bem como nas entradas das freguesias.
Das centenas de decorações destacam-se uma Árvore de Natal gigante com quase 25 metros de altura, na Praça dos Pescadores, e um presente de Natal, em frente aos Paços do Concelho, que possibilita juntar a família e os amigos no seu interior para uma bonita fotografia para o álbum de recordações. A Iluminação das ruas e zonas comerciais faz parte das tradições da época natalícia em Albufeira, sendo mais um motivo para captar visitantes e uma forma de incentivar o comércio tradicional.
Este espírito da quadra respira-se em todo o concelho e, de há dois anos a esta parte, tem o seu expoente máximo no evento «Guia Natal», uma iniciativa que atrai inúmeras pessoas à freguesia da Guia entre o primeiro fim de semana de dezembro e o dia 8 de janeiro. O evento integra um Mercado de Natal que, no passado fim de semana, juntou cerca de 50 artesãos, entre produtores e associações locais no largo da povoação, numa mostra que ofereceu aos visitantes a oportunidade de adquirirem prendinhas feitas com muito amor e carinho, decorações de Natal e doces da época.
A animação não podia faltar, com realce para a participação da Bandinha da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. Um Presépio de grandes dimensões com 30 figuras que representam diversas cenas históricas associadas ao nascimento de Jesus constitui o grande atrativo do «Guia Natal». As esculturas, da autoria da reputada artista britânica Toin Adams, integram imagens que representam a Anunciação do Anjo a Maria e a Natividade, para além de personagens como o Rei Herodes e os Reis Magos, entre tantos outros. Este impressionante Presépio de Rua pode ser visitado até ao dia 8 de Janeiro, num percurso entre a Ermida de Nossa Senhora da Guia e a Igreja Matriz.