O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, felicitou publicamente todos os professores e agrupamentos de escolas do Concelho de Loulé pelo contributo para os bons resultados obtidos por Portugal no Teste PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos, promovido pela OCDE. Nas provas aplicadas a alunos de 15 anos, nos domínios da Literacia Científica, Leitura e Matemática, os estudantes portugueses obtiveram os melhores resultados de sempre.
Portugal foi, de resto, o único país que melhorou a sua performance desde 2000. No contexto de 70 países europeus avaliados, Portugal foi igualmente o único que ultrapassou a média da OCDE nos três domínios do conhecimento. Estes resultados refletem a descida das reprovações dos alunos nos últimos anos o que permitiu avaliar alunos portugueses ao mesmo nível de alunos de outras nacionalidades europeias, ou seja, alunos de uma faixa etária de 15 anos a frequentar o 10.º ano.
Vários são os fatores apontados para este sucesso na formação dos estudantes ao longo dos últimos 15 anos e que passam, por exemplo, pela introdução e alargamento do pré-escolar, melhor apetrechamento das escolas, formação dos docentes, alteração do modelo de ensino, aumento das habilitações académicas dos pais, programas educativos como o Plano Nacional de Leitura, entre outros. Para Vítor Aleixo, o trabalho que tem sido desenvolvido pelos conselhos diretivos dos agrupamentos de escolas do Concelho de Loulé e pelos docentes que aqui exercem a sua profissão tem sido fundamental para o aumento da qualidade de ensino e resultados obtidos pelos alunos, em consonância com o que se passa em termos nacionais. 
Por outro lado, o edil salienta o total apoio que a Autarquia tem dado às escolas e aos alunos, criando as melhores condições de ensino, seja em termos do transporte e refeições, atividades durante o período de férias, apetrechamento das bibliotecas escolares, manutenção dos espaços, bem como a excelente cooperação com os órgãos responsáveis das escolas.