Quando soarem as badaladas da meia-noite do dia 31 de dezembro, os céus serão iluminados a partir da Praia da Rocha, na Zona Ribeirinha de Portimão e na Zona Ribeirinha de Alvor pelo habitual fogo-de-artifício, numa organização da ATP – Associação Turismo de Portimão, em colaboração com a Câmara Municipal de Portimão e as Juntas de Freguesia de Portimão e Alvor. Para a Praia da Rocha está reservado o grande espetáculo que, lançado a partir do molhe, terá uma duração estimada de oito minutos e vinte um mil disparos.
A festa de despedida a 2016 começa às 23h junto à Antiga Lota, na Zona Ribeirinha de Portimão, ao som do grupo de música brasileira «Pau D’Arara», que animará esta zona até aproximadamente às 2h. Para quem esteja nesta altura festiva em Portimão, será sempre possível complementar esta passagem de ano na cidade com experiências únicas como partir à descoberta da gastronomia local, que conjuga de forma irresistível o melhor que o mar e a terra nos proporcionam, ou dar um simples passeio pelas muitas praias do Município. São ainda bons motivos de sugestão a visita à Feira de Natal, no centro da cidade, em plena Alameda da Praça da República, que decorrerá até 31 de dezembro, com cerca de 20 stands com produtos que vão do artesanato à gastronomia.
Também durante este período o convite é para visitar as várias exposições que se encontram a decorrer no Município, com destaque no Museu de Portimão para a instalação escultórica «Europa: Polar Shift», de João Leonardo, as exposições temporárias «16ª Corrida Fotográfica de Portimão» e «Bombeiros de Portimão – Uma Força da Sociedade Civil, 90 anos ao Serviço da População» e a exposição permanente «Portimão – Território e Identidade». Destaque ainda para a Casa Manuel Teixeira Gomes que, por esta altura, apresenta um programa de diversificado com exposições, palestras e atividades diversas temáticas em a «Casa (Con)Vida», com entrada livre.
No dia 6 de janeiro vão ser cantadas as Janeiras na Alameda da Praça da República, a partir das 21h, com a participação de grupos de cantares pertencentes ao Movimento Associativo de Portimão, e onde não faltará o tradicional bolo-rei e jeropiga, patrocinados pelos supermercados Pingo Doce. A 7 de janeiro, a partir das 21h30, a Banda da Força Aérea Portuguesa, uma das mais conceituadas bandas militares, realiza um concerto de Ano Novo no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, com uma performance de grande qualidade e exigência artísticas.