O bolo-rei gigante volta a animar Olhão, no dia 17 de dezembro, fazendo parte dos festejos natalícios da Cidade da Restauração. O chef Filipe Martins, proprietário da pastelaria e bombonaria Kubidoce, oferece mais uma vez à população um bolo-rei com cerca de 120 metros, este ano com a novidade de incluir frutos vermelhos, bagas goji, arandos e chocolate.
A festa do bolo-rei gigante começa cerca das 16h, junto ao Largo da Restauração. Animação, Feira de Natal e bolo-rei gigante prometem juntar no centro nevrálgico de Olhão milhares de pessoas, tanto olhanenses como visitantes. Filipe Martins, que também inclui nos 120 metros de doce os bolos-reis tradicionais – como o Escangalhado e o Rainha – este ano apresenta como novidade o Bolo-Princesa de Frutos Vermelhos, mas também não esquece os já famosos bolos-reis de batata-doce com laranja confitada e amendoim, o de alfarroba com laranja, passas e amêndoa, representando os genuínos sabores do Algarve, o bolo-rei de chocolate branco com nozes e laranja, com chocolate negro, laranja, caju e amêndoa ou o tradicional bolo-rei com frutas cristalizadas.
Os primeiros bolos-reis da época já começaram a ser confecionados e vendidos nas pastelarias de Filipe Martins, que a cada Natal enriquece o cardápio deste típico bolo. Os fornos estão ligados, os colaboradores trabalham afincadamente e, na tarde do dia 17, haverá diferentes e saborosos bolos para provar. Em troca de uma fatia de bolo-rei, serão solicitados 0,50€. O total da receita angariada servirá para ajudar o Centro de Bem Estar Social Nossa Senhora de Fátima, sedeado em Olhão.
Para que esta iniciativa se concretize, o chef estima utilizar mais de 160 quilos de farinha, 700 ovos, 40 quilos de açúcar, 60 quilos de chocolate branco, 60 quilos de chocolate negro, 350 quilos de frutas cristalizadas, amêndoas, nozes, pinhões, amendoins, avelãs, cajus, passas, frutos vermelhos, damascos, bagas goji, arandos, farinha de alfarroba e ainda 15 litros de aguardente, 25 litros de azeite, 25 litros de leite, 15 quilos de fermento e 70 quilos de batata-doce. Neste dia, o Largo da Restauração e espaços circundantes recebem também uma Feira de Natal, onde não faltam o Pai e a Mãe Natal, duendes, motociclistas, entre muito outra animação. A iniciativa conta com o apoio do Município de Olhão desde a primeira hora.