Foi celebrado, no dia 16 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Loulé, um acordo de colaboração entre o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a Câmara Municipal de Loulé e o Consórcio Caravela Startup Algarve que visa dinamizar o Ninho de Empresas de Loulé (CACE), passando, a partir de agora, a ter a designação de Centro de Incubação e Aceleramento Empresarial de Loulé – Algarve. Apesar de se ter mantido em funcionamento ao longo dos anos, com uma ocupação de 88 por cento (10 empresas), o desinvestimento neste centro empresarial levou a que estas entidades se juntassem para dar uma nova vida ao espaço. Pretende-se criar aqui um polo que fomente o aparecimento de novas empresas na região, potenciando o desenvolvimento socioeconómico no Algarve, reduzindo o desemprego e diversificando e modernizando a atividade produtiva e empresarial.
O IEFP continuará a assumir os custos com esta estrutura, nomeadamente em termos de funcionamento e segurança, bem como a ter responsabilidades no que diz respeito à apreciação e aprovação de candidaturas aos seus programas que envolvam beneficiários do Centro para o apoio a iniciativas de emprego, formação e desenvolvimento. Já o Consórcio Caravela Startup Algarve, constituído pelo Círculo Teixeira Gomes – Associação pelo Algarve, pela REGIOTIC, Associação Empresarial para as Tecnologias de Informação, Comunicação e Desenvolvimento do Algarve e Associação IBN QASI, ficará responsável pela gestão, promoção e desenvolvimento deste Centro de Incubação e Aceleramento Empresarial, constituindo a equipa técnica e assegurando em permanência a capacidade de atendimento e aconselhamento no Centro.
O consórcio irá manter as funções de incubação empresarial e formação profissional essenciais atualmente asseguradas no Ninho de Empresas, ampliando-as com as seguintes ações: pré-incubação e apoio à criação de empresas, incubação virtual, aconselhamento empresarial, promoção de áreas coworking, áreas de formação empresarial, organização de eventos e seminários, aconselhamento, incentivos e fundos para o investimento e marketing, em todos os setores de atividade e setores económicos. Por seu turno, a Autarquia de Loulé, que fará parte da Comissão de Acompanhamento do Centro de Incubação e Aceleramento Empresarial de Loulé – Algarve, dará o apoio promocional, integrando nas suas ações de promoção económica e de oportunidades de negócio do Concelho, as empresas alvo de incubação, iniciativas do Centro que atempadamente lhe sejam dadas a conhecer e adequadas aos certames, mostras ou conferências, assegurando suportes promocionais em eventos que, neste contexto, organize, ou nos quais participe. A Autarquia ficará também responsável por envolver o Centro e as empresas ali instaladas nas suas ações para potenciar o sucesso e o desenvolvimento económico, o emprego e a cultura de solidariedade.
O presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, manifestou o seu entusiasmo por este “acordo tripartido”, já que o mesmo vai ao encontro da política municipal que assenta na diversificação da base económica local e regional, atualmente muito dependente do turismo. Nesse âmbito, a autarquia louletana tem desenvolvido um trabalho importante no apoio à instalação de empresas no Concelho, nomeadamente em matéria de regulamentação, com vista à diversificação dos espaços destinados à incubação de empresas noutros locais do Concelho, potenciando assim a sua plena utilização pelos empreendedores. 
Outra das medidas tomadas pelo executivo diz respeito ao desagravamento da carga fiscal, com a aprovação da não aplicação do imposto da derrama em 2017, por forma a promover o investimento e a criação de emprego. O autarca relembrou a importância no contexto regional da Área Empresarial de Loulé onde está sedeado um alargado número de empresas, o seu elevado nível de infraestruturação e de equipamentos e serviços complementares e a sua localização privilegiada, fatores que lhe conferem “uma destacada posição numa estratégia local de transformação do próprio modelo económico regional”. 
Em representação do Consórcio Caravela Startup, Paulo Bernardo sublinhou que o que se pretende com este Centro de Incubação é que não seja uma mera infraestrutura física, mas “um espaço aglutinador para o desenvolvimento do Algarve”. “O Algarve é uma das melhores regiões do mundo para passar férias, mas tem que ser promovida como uma das melhores regiões para se criar novos negócios ou para a relocalização de empresas. Temos excelentes condições para ter muito mais empresas, para atrair investimento, criação de emprego e melhores condições de vida para quem cá quiser viver”, considerou este empresário. Já o Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, referiu o CACE de Loulé como um “caso de sucesso” no contexto nacional pela taxa de ocupação do mesmo, contrariamente a outros exemplos no País.