No próximo domingo, dia 11 de dezembro, realiza-se uma das mais carismáticas provas de atletismo do concelho de Olhão: a mítica Escalada ao Cerro de São Miguel. A prova tem organização da Casa do Povo do Concelho de Olhão em Moncarapacho, conta com todo o apoio e suporte logístico da Câmara Municipal e faz parte do calendário da Associação de Atletismo do Algarve.
Com início às 11h, em frente à Casa do Povo, em Moncarapacho, os atletas terão um percurso muito difícil para ultrapassar até ao alto do Cerro de S. Miguel. A prova tem uma extensão total de sete mil metros. A primeira parte do percurso passa pela vila de Moncarapacho e os últimos 3,5 quilómetros são sempre a subir tornando, por isso, a prova muito dura e exigente.
Esta escalada conta, ao longo do seu historial, com as presenças dos mais conceituados atletas como é o caso, por exemplo, de Carlos Lopes, entre muitos outros, e atrai sempre grandes atletas que procuram colocar o seu nome como vencedores nesta mítica e clássica prova. Esta grande jornada desportiva tem igualmente um objetivo solidário, com o intuito de ajudar os mais necessitados. Assim, todos os participantes podem entregar, no momento da inscrição, bens não perecíveis que revertem a favor das famílias mais carenciadas e serão distribuídos pela Casa do Povo.