Realizou-se, no dia 11 de dezembro, a nona edição do «Raid Serra-Mar – Ameixial-Quarteira», que anualmente tem como desafio juntar sócios, atletas e amigos do «Club BTT Terra de Loulé» e atravessar o concelho de Loulé desde o Ameixial, no interior da serra algarvia, até junto ao mar, em Quarteira, em bicicletas de todo-o-terreno, passando por diversos tipos de terreno e tendo como pano de fundo as bonitas paisagens da região. Para o efeito, o clube mais uma vez contou com o apoio do Município de Loulé e das juntas de freguesia do Ameixial, São Sebastião, São Clemente, Quarteira, União de Freguesias de Querença, Tôr e Benafim, bem como dos restantes patrocinadores.
O número de participantes ultrapassou os 270, com 40 a fazer meio percurso com partida a meio do percurso em Querença e os restantes a fazer o percurso completo, com início no Ameixial. A concentração começou cedo junto às Piscinas Municipais de Quarteira, com os participantes e respetivas bicicletas a serem transportados até ao Ameixial, onde lhes aguardava o pequeno-almoço servido pelo Grupo Desportivo Ameixialense.
Pouco depois, às 9h30, foi dada a partida para um percurso que todos os anos procura ser diferente, com cerca de 70 quilómetros de nível de dificuldade médio, sendo os quilómetros iniciais os mais complicados com algumas subidas mais longas, próprias da serra algarvia. A prova, como referido, terminou em Quarteira, no «Calçadão» junto ao mar.
Entretanto, no fim de semana anterior, no dia 3 de dezembro, o Club BTT Terra de Loulé levou a efeito, no Restaurante «O Museu», o seu jantar de Natal/encerramento da época desportiva de 2016, com perto de três centenas de participantes, entre dirigentes, sócios, patrocinadores, atletas e seus familiares/amigos e entidades oficiais. Após a refeição, foram entregues aos atletas os prémios atribuídos pelo clube pelos resultados obtidos durante a época, atletas esses que levaram o nome do clube a praticamente todas as provas oficiais pelo país fora e a algumas internacionais.