Depois do sucesso da primeira edição, a Câmara Municipal de Lagoa voltou a trazer estátuas vivas ao centro da cidade, nos dias 16 e 17 de dezembro, para rejúbilo de centenas de pessoas que não esconderam o apreço pela autenticidade e qualidade destes artistas. Com origem no antigo teatro grego, trata-se de uma performance em locais públicos onde um artista de rua imita uma estátua e que se tornou habitual avistar no quotidiano das grandes metrópoles.
Na tarde de sexta-feira, manhã de sábado, observavam-se, assim, na Rua 25 de Abril e no Largo 5 de Outubro, 10 artistas que encarnavam personagens baseadas em temáticas tão díspares como a gastronomia e a literatura, o barroco e o religioso, o histórico e a natureza. Ao longe, perfeitamente imoveis, assemelhavam-se a estátuas de pedra, que ganhavam vida quando se olhava mais de perto e com maior atenção, levando muitos transeuntes, residentes e visitantes estrangeiros, a tirarem fotografias de recordação.
A segunda edição das «Estátuas Vivas no Natal» foi repleta de magia e de cumplicidade entre os participantes e o público, num evento que pretendeu divulgar e dignificar a criação artística nesta arte performativa e, simultaneamente, animar o centro de Lagoa e dinamizar o comércio local nesta época natalícia.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Mais fotos em https://issuu.com/danielpina1975/docs/algarve_informativo__89