A Rede de Cidades e Vilas de Excelência atribuiu, no dia 13 de dezembro, a Bandeira – Cidades de Excelência a Faro, como reconhecimento público do meritório trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver no âmbito da qualificação da cidade. “A distinção assenta no grau de evolução da implementação do Plano de Ação Local proposto pelo Município, incidindo nos eixos «Cidade com Mobilidade Ciclável ou Pedonal» e «Cidade de Regeneração e Vitalidade Urbana»”, explicou Paula Teles, responsável pela Rede.
O Município de Faro candidatou, a 27 de abril, o seu Plano de Ação para a Regeneração Urbana – PARU, ao CRESC Algarve. Este plano contempla diversas ações de reabilitação e qualificação do espaço público e do parque edificado com valor patrimonial, envolvendo um investimento total que ultrapassa os 20 milhões de euros, dos quais perto de dois milhões correspondem a investimento público. No que diz respeito à mobilidade pedonal e ciclável, a Rede destacou o projeto do «Itinerário Turístico Acessível» em Faro. Um projeto que é sequencial em relação aos trajetos que se pretendem intervencionar no âmbito do PARU, com a meta de garantir um percurso turístico acessível e atrativo, capaz de promover uma experiência de autonomia pela Cidade de Faro e que a autarquia pretende implementar no biénio de 2017 e 2018. Já no que toca ao eixo da regeneração urbana, a Rede realça o PARU enquanto instrumento de acesso aos apoios financeiros comunitários para a regeneração urbana, “garantindo a execução integrada das ações de reabilitação física e revitalização económica do centro histórico da cidade de Faro, quer para as iniciativas públicas quer para as privadas”.
Na mesma cerimónia, o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade, ICVM, atribuiu ainda um Certificado de Acessibilidade ICVM, em reconhecimento do “trabalho e planeamento efetuado no que respeita às condições de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida”.