O edifício dos Paços do Concelho de Albufeira está transformado num cenário mágico, sob o tema «Floresta Encantada de Natal». Pelos três pisos do edifício vêem-se elementos decorativos alusivos à quadra natalícia, desde 16 gigantescas árvores de Natal, presentes, anjinhos, estrelas, flocos de neve, enfeites coloridos e outros que remetem para uma floresta encantada, como pássaros pousados nas árvores e gaiolas abertas, simbolizando o conceito de liberdade.
Esta decoração, feita a partir do aproveitamento de outros materiais, tem atraído centenas de pessoas e, para uma visita guiada ao mundo mágico da liberdade que se encontra na Natureza, existem duas duendes que recebem as crianças das Ludotecas e ATL e os seniores dos Lares e Centros de Dia do concelho e encaminham-nos pelos três andares do edifício, explicando o que estão a ver em cada um dos espaços decorativos. Ao longo do percurso, as duendes contam histórias de Natal e animam os visitantes. 
Este projeto é todo ele obra dos funcionários do Município e parte da conceção do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Relações Internacionais da Câmara de Albufeira, que lançou a ideia em 2012 com o título «Natal Sustentável». Desde então, o edifício dos Paços do Concelho tem sido «trajado» a rigor com diferentes temas: «Natal Campestre», «Natal Brilhante» e «Natal Reciclável». Todas estas decorações têm em comum o facto de serem elaboradas a partir de milhares de objetos recicláveis e reutilizáveis, como copos de plástico, cápsulas de café, palitos, tecidos, arames, esferovite, latas, entre tantos outros. 
A execução dos materiais está a cargo de 19 educadoras do concelho e, em conjunto, é reservada uma noite para a decoração dos edifícios municipais. A custos muito baixos, o encantamento acontece pela manhã, onde não falta o brilho, a cor e toda uma narrativa de afeto e de tradição ao longo dos patamares do edifício. O cenário pode ser visitado até ao Dia de Reis, ou seja, 6 de Janeiro, no horário de atendimento aos munícipes, das 9h às 17h.