«A História de Silves em Banda Desenhada» vai ser apresentada, no dia 10 de dezembro, pelas 15h, em cerimónia a decorrer nos Paços do Concelho, em Silves. Serão intervenientes neste ato a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, o Presidente do Clube Português de Banda Desenhada, Pedro Mota, e o autor do livro, José Garcês, reconhecido ilustrador e pintor.
Nesta publicação é contada a História de Silves desde a sua génese até à atualidade, com um enfoque para a época moderna, terminando com a lenda das amendoeiras. Merecem ainda destaque neste livro a indústria corticeira - pela sua importância na história de Silves - assim como algumas das figuras notáveis do concelho dos séculos XIX e XX, como Maria Keil, Francisco Vieira, Gregório Mascarenhas, Bernardo Marques, entre outras. “A publicação desta obra por parte da autarquia é um contributo muito importante para o enriquecimento da divulgação da História da cidade de Silves e do seu território”, considera Rosa Palma.
A «História de Silves em Banda Desenhada» conta a história de um território com ocupação humana muito antiga e rica de factos e episódios, que remonta à Idade do Ferro, e por onde passaram gregos, fenícios, cartagineses, romanos e muçulmanos. Dá a conhecer importantes figuras da cultura e do desporto locais bem como nos encanta com a célebre «Lenda das Amendoeiras em Flor».
José dos Santos Garcês é ilustrador e pintor e diplomou-se em desenho e artes gráficas (1946) pela Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Nesse ano inicia a carreira de autor de Banda Desenhada entrando para a equipa do jornal «O Mosquito». A partir de 1946 colabora em mais de uma dezena de publicações dedicadas a crianças e adolescentes, editadas em Portugal. Desenha para várias editoras escolares, em livros de História, Geografia, Ciências, Português e Matemática, para os diferentes graus de ensino. Foi colaborador do jornal «O Século», onde participou com desenhos para vários concursos e iniciativas. Participa numa monografia das Forças Armadas Portuguesas, com desenhos de uniformes militares, publicado pelo Ministério da Defesa em 1960.
Desenha para várias Entidades como a Liga de Proteção da Natureza, CTT, Sociedade Nacional de Fósforos, «Revista de Turismo» e TAP. Durante a década de 80 foi Presidente do Clube Português de Banda Desenhada, participando em colóquios e palestras em Escolas do País e ministrando cursos da sua área para alunos e professores. Recebeu o Prémio do Centro Nacional da Cultura/Ministério da Juventude (1988) e foi convidado de honra do Festival de BD de Lucca, Itália (1990), onde apresenta uma exposição sobre a História de Portugal. É autor de construções de armar em cartolina, de onde se destacam o «Mosteiro da Batalha», «Mosteiro dos Jerónimos», «Torre de Belém» e «Catedral da Guarda».