A Igreja de São José, de Ferreiras, recebeu, no dia 18 de dezembro, a cerimónia da Luz da Paz, no âmbito da Eucaristia, dirigida pelo pároco Pedro Manuel e à qual assistiram para cima de meio milhar de pessoas. A iniciativa tem lugar em Albufeira desde há 11 anos, numa organização da Câmara Municipal e do Consulado da Áustria.
O simbolismo da «Luz da Paz» está associado a Belém, lugar onde nasceu Jesus, e é uma maneira de enaltecer a paz no mundo. Esta tradição iniciou-se há cerca de 25 anos, quando a televisão austríaca teve a ideia de ir a Belém acender uma vela no lugar onde Jesus nasceu e trazer essa luz para o seu país. Este ato teve por finalidade permitir às pessoas que se deslocassem à estação de televisão acender aí as suas velas, levando para casa a luz de Jesus durante a época do Natal. De início, a Luz era apenas levada para a Áustria, mas mais tarde foi decidido espalhar esta iniciativa para outros países e agora a Luz da Paz é entregue anualmente a 35 países.
Por parte do Consulado da Áustria, Günther Wacek foi o responsável por trazer de Málaga a chama de Belém e o Cônsul, Nelson Melo, não deixou de fazer referência, em português e alemão, à importância da simbologia para a construção da paz mundial. O Presidente da Câmara Municipal, Carlos Silva e Sousa, lembrou os pilares dos valores da sociedade para a construção e manutenção da harmonia entre os povos, mas ressalvando que os mesmos começam em casa. De igual modo, o Presidente da Assembleia Municipal, Paulo Freitas, apelou a que a Paz seja primeiramente sentida por cada qual.
A esta cerimónia não faltaram os Bombeiros Voluntários de Albufeira, os Escuteiros de Albufeira, Juntas de Freguesia e Santa Casa da Misericórdia. Quer particulares, quer as instituições atearam chamas a partir da Luz da Paz. A Câmara Municipal também o fez, pelo que possui o círio com a chama da Paz em exposição no Edifício dos Paços do Concelho, pelo que qual pessoa poderá deslocar-se à Câmara e atear o seu círio com a luz que, acima de tudo, representa a Esperança.