A 3ª edição da MONSTRARE – Mostra Internacional de Cinema Social está de volta, de 5 a 7 de janeiro, ao Cine-Teatro Louletano, com cinema dedicado a questões sociais e debates sobre os temas. «Monstrare», palavra latina que significa tornar algo visível, ou denunciar, dá novamente o mote para esta Mostra promovida pela Câmara Municipal de Loulé / Loulé Film Office, sendo o primeiro evento em Portugal dedicado exclusivamente ao cinema sobre temáticas sociais e também o primeiro evento de cinema na Europa em 2017.
A Mostra contará com uma componente de reflexão e debate para além das películas internacionais a exibir - «De Cabeça Erguida», da atriz e realizadora francesa Emmanuelle Bercot, drama que abriu o Festival de Cannes em 2015, e o aclamado documentário «Human», de Yann Arthus-Bertrand), encerrando com o espetáculo «Edge», que cruza a dança inclusiva e o cinema, sendo assinado por Ana Rita Barata (coreografia) e Pedro Sena Nunes (filme).
O programa arranca com uma conferência sobre «Delinquência Juvenil: Respostas inclusivas», no dia 5, pelas 18h, no bar do Cine-Teatro, moderada por Sandra Vaz, chefe de Divisão de Coesão Social e Saúde da Autarquia, e que tem como convidados Andreia Correia (Juíza Social), Alberto Correia (CPCJ de Loulé) e António Barão (Casa dos Rapazes). Às 21h é exibido «De Cabeça erguida», filme de Emmanuelle Bercot com Catherine Deneuve, Rod Paradot e Benoît Magimel. Um dos destaques desta Mostra é o documentário «Human», exibido a partir das 20h30 de dia 6. O realizador Yann Arthus-Bertrand teve como base entrevistas a mais de duas mil pessoas em 65 países e, na edição, foram escolhidas 110 entrevistas. Os temas abordados são, entre outros, o amor, a agricultura, a homossexualidade ou a migração. Entre os entrevistados encontram-se personalidades conhecidas como Bill Gates, Ban Ki-moon, Cameron Diaz ou o ex-Presidente uruguaio José Mujica.
O documentário é antecedido por uma conferência sobre o tema, moderado por Luísa Martins, coordenadora da Equipa de Projeto da Cidade Educadora e da Promoção da Cidadania da Câmara Municipal de Loulé, tendo como convidados Nuno Pires (Chief Editor) e Graça Lobo (Programa Juventude Cinema Escola). Às 21h30, o MONSTRARE encerra com o espetáculo «Edge», o filme documentário «2 and 2, are four» e uma conversa com o público.