Os Municípios do Algarve assinaram, no dia 16 de dezembro, com a Ministra do Mar e o Ministro Adjunto do Primeiro-Ministro, um protocolo que visa a criação de uma comissão instaladora da «Portos do Algarve», uma entidade resultante da descentralização dos serviços de gestão das zonas portuárias da região, excluindo os portos de pesca. Manifestamente agradados pelo reconhecimento da importância e do papel desempenhado pelo Poder Local, os 16 municípios algarvios receberam com satisfação esta nova medida de uma política de proximidade que se traduz no alargamento da sua ação nos setores marítimo e portuário.
A transferência de competências das atuais entidades gestoras para os municípios traduzir-se-á na criação da entidade «Portos do Algarve». “Falar de náutica de recreio no Algarve é falar de um nicho de desenvolvimento económico preponderante”, assegurou a Ministra do Mar sobre a estratégia do Governo para um aproveitamento mais eficiente da gestão portuária. “Pensar o território é algo que deve ser feito por quem tem competências sobre ele, pelo que faz todo o sentido trabalhar a nível regional”.
Numa fase inicial, de pré-implementação, será criada uma comissão instaladora e grupos de trabalho especializados com o objetivo de desenvolver um estudo económico-financeiro e elaborar um diagnóstico para análise da situação atual. Esta comissão será constituída pela Comunidade Intermunicipal do Algarve – AMAL, Docapesca – Portos e Lotas, Administração do Porto de Sines e por três representantes nomeados pelo Ministro das Finanças, Ministra do Mar e pelo Ministro Adjunto do Primeiro Ministro. A AMAL considera este levantamento fundamental para a definição de uma estratégia decisiva para melhorar os setores marítimo-portuários como forma de reforçar a competitividade, o crescimento da economia e a melhoria das acessibilidades marítimas na região, uma área elementar para reforçar o estatuto de região turística de excelência atribuído ao Algarve.