Este ano, o concelho de Portimão convida a comunidade a celebrar o Natal com a magia inerente a esta quadra, nomeadamente com a iluminação decorativa em pontos estratégicos do centro da cidade, com a Feira de Natal em plena Alameda da Praça da República, com a atuação musical de 200 crianças do coro do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão que vão interpretar canções de Natal, de várias nacionalidades, com a Chegada do Pai Natal e seus duendes e com o espetáculo Disney in Concert no Portimão Arena.
As luzes são uma parte fundamental da decoração natalícia e emocionam os adultos e as crianças, além de expandir o espírito do natal a todos. O município apresenta uma novidade em relação ao ano passado que é a iluminação nas principais ruas do coração de Portimão junto ao comércio  tradicional, nomeadamente: a Câmara Municipal de Portimão (Fachada do edifício), o TEMPO - Teatro Municipal de Portimão (Fachada do edifício), a Ponte Velha de Portimão, os três Pórticos de boas vindas (Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão) e a Rua do Comércio (Rua Vasco da Gama até à Infante D. Henrique, cruzamento da Rua do Comércio com Rua da Hortinha e com Rua Direita e Rua Damião Luís Faria e Castro). No Largo 1.º de Maio poderá maravilhar-se com uma Árvore de Natal gigante, mais precisamente de 13 metros, transformando este espaço central da cidade em foco de partilha de alegria especial para com a comunidade. A cidade será contemplada ainda com iluminação em cerca de 30 árvores.
A grande novidade é a Feira de Natal de Portimão, bem no centro da cidade, na Alameda da República, de 16 a 31 de dezembro, onde serão dinamizadas atividades típicas desta quadra, como por exemplo, a atuação de 200 crianças do coro do Agrupamento de Escolas Eng.º Nuno Mergulhão. Dele fazem parte alunos do Pré-escolar, 1.º e 2.º ciclos do Agrupamento que vão interpretar canções de Natal, de várias nacionalidades. A direção do coro é da responsabilidade de professor Francisco Balancho. Nesta Feira de Natal vão estar presentes cerca de 20 stands de madeira com produtos à venda, de artesanato e de gastronomia, sendo que uma das grandes atrações será a Chegada e a presença diária do Pai Natal com os seus duendes, que farão as alegrias às famílias com diversas atividades. A Chegada do Pai Natal está prevista para dia 16 de dezembro, pelas 11h30 e com a presença de 200 crianças de várias escolas do município.
Esta feira vai transformar a artéria histórica da cidade numa verdadeira aldeia natalícia e numa verdadeira montra de artesanato tradicional e moderno, queijos, enchidos, licores e muitas outras iguarias provenientes das mais diversas regiões do país e até do estrangeiro. O Pai Natal estará presente, de 16 a 23 de dezembro, das 14h às 19h30 e, no dia 24 de dezembro, entre as 10h e as 15h. Chegará de forma mágica e misteriosa para ir ocupar o seu trono e dar início às diversas atividades para os mais pequenos, nomeadamente pinturas faciais e jogos tradicionais.
O concelho apresenta um programa natalício pautado por três grandes exposições, a Exposição ao ar livre do Presépio em tamanho real no Largo da Mó, a Exposição de Presépios «Na Casa da Luz», no salão Nobre da Junta de Freguesia de Portimão e o Presépio de Natal 2016, integrado nas comemorações dos 90 anos dos Bombeiros de Portimão, no Parque de Veículos do Quartel-Sede dos Bombeiros de Portimão. Estas exposições estarão patentes até dia 6 de janeiro de 2017. No que concerne à música, são vários os equipamentos municipais que irão receber concertos de associações do concelho, como a Atuação do Grupo Coral Adágio Juvenil e Infantil integrada no âmbito da Inauguração da Exposição XVII Corrida Fotográfica de Portimão no Museu Portimão. No dia 14 dezembro, pelas 14h30, irá decorrer uma «Tarde Dançante» no Posto Público de Internet nas novas instalações da Antiga Escola Primária da Pedra Mourinha.
A Casa Manuel Teixeira Gomes recebe concertos de Natal nas últimas três quintas-feiras do mês, mais precisamente nos dias 15, 22 e 29 de dezembro, sempre às 19h, com as atuações do Grupo Coral Adágio, do Instituto de Cultura de Portimão e do Grupo Coral de Portimão, respetivamente. O TEMPO – Teatro Municipal de Portimão acolhe no dia 17 de dezembro, pelas 16h o espetáculo no âmbito do 31.º Aniversário do Grupo Coral de Portimão que recolhe e adapta músicas tradicionais portuguesas. No dia seguinte, 18 dezembro pelas 16h, a Igreja Matriz de Portimão será palco do «Grande Concerto de Natal», pelo Grupo Coral Adágio Adultos, Juvenil e Infantil. Os Cinemas de Portimão terão uma sessão especial no dia 23 de dezembro, pelas 17h com o «Natal no Cinema» pelo Grupo Coral Adágio Infantil.
Ainda no que respeita às festividades natalícias, o Portimão Arena vai receber no dia 10 de dezembro, pelas 21h, o espetáculo Disney in Concert  - magical music from the movies, interpretado pela orquestra portuguesa Lisbon Film Orchestra que, dirigida pelo maestro Nuno de Sá, promete encantar miúdos e graúdos com os mais famosos temas dos filmes Disney. O Aeródromo Municipal vai ser palco de um Festival de Paraquedismo denominado «XMAS BOOGIE» onde estarão presentes cerca de 500 paraquedistas de várias nacionalidades de todo o mundo. Este Festival tem início no dia 21 de dezembro e termina a 4 de janeiro de 2017.
Ainda na ótica de dinamização e apoio ao comércio local, a Junta de Freguesia de Portimão, promove o II Concurso de Montras de Natal. Com esta iniciativa pretende-se que os comerciantes decorem as suas montras com motivos alusivos à época natalícia. No dia 6 de janeiro, pelas 21h, cantam-se as Janeiras na Alameda da Praça da República com a participação do Movimento Associativo de Portimão. Até maio de 2017, o Município de Portimão apresenta diferentes projetos artísticos aprovados no âmbito do Programa «365 Algarve». O mês de janeiro em Portimão começa com Música Erudita  no TEMPO - Teatro Municipal de Portimão com o Concerto de Ano Novo, pela banda da Força Aérea, agendado para o dia 7 de janeiro, às 21h30, que marcará o início do ciclo de música erudita, que durante cinco meses levará até ao TEMPO – Teatro Municipal de Portimão vários espetáculos. Ainda nesse mês, destaque, no dia 21, às 16h, para o bailado «Quebra-nozes», pela Companhia de Dança do Algarve.