O Prémio Literário Santos Stockler foi instituído pela Câmara Municipal de Lagoa com o objetivo de promover, defender e incentivar a criação literária, o gosto pela leitura e pela escrita e valorizar a língua portuguesa, a identidade e diversidade cultural do Algarve, com referências ao Concelho de Lagoa, homenageando simultaneamente o poeta, jornalista e romancista Santos Stockler (pseudónimo literário de José dos Santos). José dos Santos nasceu na freguesia de Porches, a 22 de maio de 1910, vindo a falecer em Faro aos 79 anos de idade. Homem simples e humilde fez da poesia e das colunas na imprensa uma tribuna de resistência e foi, sobretudo, um antifascista, adversário do regime de Salazar, várias vezes detido pela PIDE/DGS. Fundou e dirigiu, em 1984, o semanário Terra Algarvia e publicou vários livros de poesia.
A primeira edição deste Prémio Literário, que teve como objetivo distinguir trabalhos inéditos e versáteis, na modalidade de Ensaio, subordinados ao tema «O vinho – contributos para o conhecimento desta realidade no Concelho de Lagoa», no ano em que Lagoa foi galardoada como «Cidade do Vinho», foi aberta a todos os cidadãos nacionais ou estrangeiros que apresentassem trabalhos, inéditos, em Língua Portuguesa. O Júri, designado pela Câmara Municipal – formado pelo Prof. Dr. António Branco, Presidente do Júri e Reitor da Universidade do Algarve; Dr. João Nuno Aurélio Marcos, Jurista e Escritor; Prof. Dra. Alexandra Gonçalves, Diretora Regional da Cultura do Algarve; Prof. José Benvindo dos Reis Santos, Professor aposentado e conhecedor da realidade do vinho de Lagoa e da Adega Cooperativa de Lagoa; Dra. Clara Andrade, Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Municipal de Lagoa – reuniu no dia 14 de outubro para avaliar os sete trabalhos apresentados a concurso.
Não tendo encontrado nenhuma candidatura que desse resposta aos critérios exigidos, o Júri decidiu a não atribuição do Prémio, deliberando, em face da qualidade de duas delas, a atribuição de Menções Honrosas a Pedro Caetano Amores, com o trabalho «Embriaguez, sensatez e outras virtudes» e a Nuno Manuel de Campos Inácio, com o trabalho «Referências documentais à vinha e ao vinho em Lagoa anteriores à criação do Concelho». A entrega simbólica das Menções Honrosas – que constarão da publicação das duas obras pela Câmara Municipal de Lagoa – realizar-se no dia 16 de janeiro, na cerimónia de Abertura do Ano Temático, no Auditório Municipal de Lagoa, pelas 21h30.