Implementado pelo Município de Castro Marim no mês de setembro, o 1.º Programa Municipal de Combate à Obesidade já reúne 113 aderentes. Integrada nas políticas sociais e de saúde desta autarquia, a iniciativa visa combater aquele que é considerado um dos principais flagelos deste século, a obesidade, responsável pela diminuição da qualidade de vida e pela morte prematura da população mundial.
O Programa Municipal de Combate à Obesidade, desenvolvido em articulação com o Centro de Saúde local, reúne diferentes abordagens técnicas, que passam pela consulta médica, nutrição, psicologia e desporto. “Neste momento, um terço da população mundial é obesa e presume-se que dentro de 9 anos seja já metade da população mundial a padecer deste problema. A resposta dos serviços de saúde do Estado é lenta e falha muito porque é preciso agarrar a motivação das pessoas e daí termos tido esta iniciativa”, declara o médico e presidente da Câmara Municipal de Castro Marim, Francisco Amaral.
Recorde-se que a autarquia de Castro Marim continua a promover o programa de cessação tabágica, com elevada percentagem de sucesso, sendo já duzentos o número de ex-fumadores daí consequentes.