A terceira edição do Ciclo «Loulé Clássico», promovido pela Orquestra Clássica do Sul e Câmara Municipal de Loulé, chega ao fim esta sexta-feira, 9 de dezembro, pelas 21h30, com um concerto no Cine-Teatro Louletano dedicado a três grandes compositores do século XIX: Strauss, Schumann e Schubert. Dirigido pelo Maestro Titular Rui Pinheiro, o espetáculo conta como solista com a participação de Paulo Guerreiro (trompa), num ano em que o «Loulé Clássico» é dedicado tematicamente aos Grandes Concertos Românticos.
O crescimento da importância do virtuose no século XIX deu origem a uma procura de obras que lhe fornecessem o cenário impressionante da orquestra sinfónica. O concerto em que se destacava o solista tornou-se uma parte indispensável do programa sinfónico, juntamente com as sinfonias, aberturas, suites e poemas sinfónicos. Em geral, o concerto romântico seguiu a estrutura do concerto clássico tal como foi estabelecido por Mozart: uma obra em três andamentos, o primeiro allegro em forma sonata, ofuscando em importância o andamento lento e o final.
Nestes concertos, em que se revisitam grandes compositores (dos mais aos menos conhecidos do grande público), destaca-se também o espaço «À Conversa com…», que decorre no período que antecede o espetáculo, no qual o público terá a oportunidade de conviver com o maestro ou o solista. As entradas têm um custo associado de 8 euros.