A Bolsa do Empreendedorismo 2017 é uma iniciativa da Representação da Comissão Europeia em Portugal que pretende difundir informação sobre as atividades da União Europeia para a promoção de uma cultura empreendedora, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo qualificado através de uma forte componente formativa. Na sessão de apresentação que teve lugar, no dia 21 de fevereiro, na sede da CCDR Algarve, deu-se um particular destaque ao Concurso de Ideias «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam», cuja data limite de candidaturas é o dia 26 do corrente mês.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

A sede da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve recebeu, no dia 21 de fevereiro, uma sessão de apresentação da Bolsa de Empreendedorismo 2017, com a colaboração do Europe Direct Algarve e da Enterprise Europe Network e o apoio da rede Investalgarve. Promover o empreendedorismo e os mecanismos que o tornam possíveis que são tarefas de todos os dias, defendeu, no início da sua intervenção, o presidente da CCDR Algarve. “O país deve mobilizar-se, não só para a ideia do empreendedor que deseja iniciar a sua atividade e que, naturalmente, tem as suas limitações, mas também para desenvolver nas pessoas este conceito de arriscar, de se envolver para fazer coisas novas. O empreendedorismo tem sido fundamentalmente conotado com a noção de se abrir uma empresa ou um negócio, mas deve ser visto também numa perspetiva mais alargada, de não ter receio de tomar a iniciativa, de liderar processos, de mostrar aos outros que é possível fazer mais ou diferente”, sublinhou Francisco Serra. 
O dirigente está convencido que este espírito é essencial para que a sociedade se desenvolva de uma forma mais harmoniosa e que se consiga ter empresas mais inovadoras e qualificadas. “Isto tem tudo a ver com a estratégia de especialização inteligente da região do Algarve e com o alinhamento que o próprio sistema de incentivos tem relativamente a esta matéria. Como sabemos, o Algarve não tem muito dinheiro, mas cerca de 60 por cento do PO Algarve 2020 está afeto a incentivos às empresas, sob diversas formas, entre elas o empreendedorismo e a internacionalização”, apontou Francisco Serra. “Temos publicado avisos que permitem às instituições – associações, universidade e outras entidades – que se constituam como agentes da mudança, outros foram abertos para possibilitar a incubação de empresas, tudo para que o empreendedorismo ganhe forma e se desenvolva no Algarve”. O objetivo, no final do caminho, é ter uma economia mais diversificada e, no médio e longo prazo, mais sólida e resistente a choques externos, baseada num emprego qualificado.
No que toca à Bolsa do Empreendedorismo 2017, assenta em três ações, sendo a mais relevante, neste momento, o «Elevator Pitch – IdeiasQueMarcam», uma vez que o prazo limite para apresentação de candidaturas termina no dia 26 de fevereiro. O Concurso de Ideias pretende proporcionar a empreendedores potenciais e já estabelecidos a oportunidade de apresentarem uma ideia de negócio a profissionais de topo de instituições que financiam, acompanham e apoiam a criação de novos projetos, com a atribuição de várias ferramentas de suporte aos projetos, designadamente incubação, mentoria, serviços e prémios monetários.
Os projetos candidatos devem corresponder a, pelo menos, uma das áreas temáticas eleitas pela União Europeia para o Horizonte 2020. No Pilar Desafios Societais encontram-se as áreas: Saúde, alterações demográficas e bem-estar; Segurança alimentar, agricultura sustentável, investigação marinha e marítima e bioeconomia; Energia segura, não poluente e eficiente; Transportes inteligentes, ecológicos e integrados; Ação climática, eficiência na utilização de recursos e matérias-primas; Europa num Mundo em mudança – Sociedades inclusivas, inovadoras e ponderadas; Sociedades seguras – Defender a liberdade e a segurança da Europa e dos seus cidadãos. No Pilar Liderança Industrial incluem-se as áreas: Tecnologias de informação e comunicação; Nanotecnologias, materiais avançados,  processos de manufatura e fabrico avançados, biotecnologia; Espaço.
Outra importante ação da Bolsa de Empreendedorismo 2017 será o evento a realizar, a 9 de maio, Dia da Europa, na Fundação Champalimaud. Será um dia preenchido por comunicações de parceiros institucionais, numerosas apresentações no contexto de workshops temáticos e uma área de exposição e interação com representantes de mais de 30 entidades parceiras. A terceira ação é o Concurso «Canvas.ProjetosQueMarcam», que pretende proporcionar a empreendedores potenciais ou já estabelecidos a oportunidade de apresentar uma ideia de negócio num formato simples e acessível, com a atribuição de várias ferramentas de suporte aos projetos, entre elas a incubação, mentoria, serviços e prémios monetários.


ANJE e CRIA mostraram os seus exemplos

A sessão de apresentação da Bolsa de Empreendedorismo 2017 serviu também para dar a conhecer dois casos concretos dinamizados no Algarve, um deles o «Erasmus para Jovens Empreendedores», da ANJE, um programa transfronteiriço financiado pela Comissão Europeia, que teve início em 2009 e passou, em 2012, a integrar o Programa para a Competitividade e Inovação da União Europeia. Possibilitar uma oportunidade de aprendizagem «on-the-job» é o principal objetivo desta iniciativa que permite aos jovens participantes desenvolver competências de gestão úteis para os seus negócios, através da colaboração com empreendedores mais experientes (empreendedores de acolhimento).
No programa podem participar jovens empreendedores que planeiam criar o seu próprio negócio ou que já criaram empresa nos últimos três anos, mas também empreendedores experientes que são proprietários ou gerem uma pequena ou média empresa num dos países participantes no programa (os 28 membros da UE, Liechtenstein, Noruega, República da Macedónia, Islândia, Montenegro, Turquia, Albânia, Sérvia e Israel). A estadia dos empreendedores nos países selecionados pode variar entre um e seis meses, e o período de validade do programa pode ser repartido em intervalos de tempo (com duração mínima obrigatória de uma semana), desde que o cumprimento do período total previsto não exceda os 12 meses. O valor mensal pago aos novos empreendedores pode variar entre os 560 e os 1100 euros, de acordo com o custo de vida nos diferentes países de acolhimento.
Na sessão ficou a conhecer-se também a 5ª Edição do «Ideias em Caixa», concurso de ideias para criação de empresas inovadoras promovido pela Universidade do Algarve, através do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia. O concurso é desenvolvido em parceria com a Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), a Caixa Geral de Depósitos e a Agência para a Competitividade e Inovação, I.P. (IAPMEI), e tem como objetivo promover a iniciativa empresarial e o empreendedorismo qualificado e inovador, em especial nos setores do Turismo, Mar, Agroalimentar, Economia Verde, Saúde e Ciências da Vida, TIC e Atividades Culturais e Criativas.