Como vem sendo habitual, no dia 24 de fevereiro, as crianças do ensino pré-escolar e do 1.º Ciclo do concelho de Olhão voltaram a encher de alegria e folia a Avenida da República, no Desfile de Carnaval Infantil. O corso integrou cerca de mil e 100 pequenos foliões, para gáudio do público que encheu esta artéria da cidade.
Esta é uma manhã vivida habitualmente com expetativa e alegria por parte das crianças, que começam a preparar com antecedência os respetivos disfarces, para que nada falhe durante o desfile. Época Medieval, O Mar, Hippies, Pescadores, Pintores, Trajes Olhanenses, Profissões, Olhão e as suas Gentes, Smurfs ou História de Portugal foram alguns dos temas escolhidos pelos grupos de pequenos foliões, o que resultou num desfile cheio de diversidade e cor. O corso foi encabeçado por um grupo de músicos da Banda Filarmónica 1.º de Dezembro, de Moncarapacho, que deu o mote ao desfile, que contou, para além das crianças, com um grupo de utentes da IPSS ACASO, uma turma da Escola Secundária Francisco Fernandes Lopes, bem como de vários grupos de animação de arte circense. O Desfile de Carnaval Infantil é uma organização do Município de Olhão, que este ano lançou também aos foliões olhanenses o desafio de um concurso fotográfico, cujo regulamento pode ser consultado na íntegra na página do Facebook do Município.


Esta época tem ainda como ponto alto no concelho o Carnaval de Moncarapacho, o mais antigo do Algarve. Com mais de 100 anos, o Carnaval de Moncarapacho é um dos mais genuínos da região, característica patente na decoração dos carros alegóricos, forrados com pequenas flores de papel, que lhe conferem o cognome de «Batalha das Flores». O corso sai à rua nos dias 26 e 28 de fevereiro, domingo e terça-feira, respetivamente, entre as 15h e as 18h.
Com entrada livre, no centenário corso irão desfilar cerca de dezena e meia de carros alegóricos que, com mais de 500 foliões, animam a vila e os muitos forasteiros, que todos os anos têm contribuído para cimentar as tradições deste cortejo secular.