A Casa do Sal de Castro Marim recebeu, no dia 20 de fevereiro, num ambiente informal, a segunda sessão de trabalho «Turismo & Boas Práticas» dirigida aos empresários do Baixo Guadiana, com a apresentação de certames, eventos, boas práticas, macrotendências e metodologias de sucesso no setor turístico.
Para exemplificar boas práticas, a convidada foi a «Dark Sky Alqueva», um caso de sucesso e inovação. Apolónia Rodrigues apresentou o primeiro local do mundo a receber a certificação «Starlight Tourism Destination», ou seja, lugares visitáveis ​​caracterizados por excelente qualidade para a contemplação de céus estrelados, e a prática de atividades turísticas com base neste recurso. Trata-se da primeira Reserva Dark Sky portuguesa constituída pelos seis concelhos adjacentes ao Alqueva. Esta Reserva tem associada a si a «Rota Dark Sky Alqueva», constituída por unidades de alojamento, restauração, produtores de produtos regionais e empresas de animação turística. É a partir desta Rota que os turistas podem realizar várias atividades noturnas como observação de estrelas, observação de pássaros, caminhadas, passeios a cavalo, observação da vida selvagem, canoagem, jantares à beira do lago, atividades com crianças e até degustação de vinhos.
Estas sessões decorrem no âmbito do projeto «Turismo em Zonas de Baixa Densidade (Baixo Guadiana)» cuja meta é conhecer o posicionamento da oferta nos mercados internacionais e concertá-la com o setor empresarial da região. É um projeto focado num turismo sustentável e que pretende combater a sazonalidade e as assimetrias entre o litoral e as baixas densidades. As sessões são dirigidas pela Odiana e SPI, empresa responsável pela implementação do projeto.