O município de São Brás de Alportel desafiou associações, entidades e toda a comunidade a sair à rua e a viver o verdadeiro espírito do entrudo, em mais uma edição do Desfile de Foliões e Carros Alegóricos, que aconteceu neste domingo, dia 26. O resultado surpreendeu tudo e todos com um aumento no número de participantes e visitantes, na mais participada edição do Carnaval Tradicional de São Brás, tipicamente português.
A Avenida da Liberdade foi palco de tradição e boa-disposição, com um corso carnavalesco ilustrado pela criatividade individual e de imensos grupos intergeracionais e inclusivos. Nesta edição especial, o Clube 2 CV do Algarve deu início ao desfile com uma mostra diversificada de carros decorados para o efeito, numa forma de valorizar a paixão por estes veículos e pela alegria que caracteriza o Carnaval. Seguiram-se muitos carros alegóricos, grupos a pé, participações individuais numa miscelânea de cores, materiais e temas do quotidiano. Não faltaram os típicos palhaços, a representação criativa de profissões e ofícios, o mundo imaginário e a sátira política e social, tendo como alvo preferencial e convidado de honra Donald Trump.


A adesão dos foliões ao Carnaval Tradicional de São Brás superou as expetativas, numa clara manifestação de sentimento de pertença e união entre os membros da comunidade. O público respondeu em pé de igualdade com um mar de espetadores que cobria todo o percurso do desfile ao longo da Avenida da Liberdade. A interação entre foliões e espetadores é outra característica a ressalvar neste Carnaval Tradicional, onde há espaço para a brincadeira e proximidade entre público e participantes.
Esta iniciativa de valorização das tradições do entrudo é organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel, com o apoio das associações locais e grupos informais, com o objetivo de fortalecer o espírito de equipa e entreajuda dos membros da comunidade. Neste âmbito, a autarquia faculta ainda um apoio monetário a todas as associações participantes, mediante a apresentação de comprovativos das despesas inerentes à decoração dos carros ou trajes e preenchimento de formulário específico.