Na próxima sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 10h, três mil crianças do Concelho de Loulé desfilam na Avenida José da Costa Mealha, naquele que é já considerado o maior Carnaval Infantil de Portugal. «Os Descobrimentos» é o mote que inspirou os alunos e toda a comunidade escolar na elaboração dos trajes que os pequenos foliões irão envergar no desfile.
Com muita imaginação e criatividade, as escolas irão apresentar um cortejo onde não vão faltar as caravelas que levaram os Portugueses em busca de novas terras, os navegadores como Vasco da Gama ou figuras incontornáveis desta época de ouro da História de Portugal como o Infante D. Henrique ou Luís Vaz de Camões. No total participam nesta mini corso 22 estabelecimentos de ensino público e sete do ensino particular, entre jardins-de-infância e 1.º ciclo.
O Carnaval constitui uma das mais enraizadas tradições na comunidade louletana e, nesse sentido, o desfile infantil tem sido uma iniciativa que muito tem contribuído para passar esta tradição para as gerações mais novas. A Autarquia irá apostar fortemente nas condições de segurança deste desfile e, num trabalho que envolveu a participação dos serviços municipais, das forças de segurança, dos serviços de saúde e bombeiros, foi elaborado o Plano de Segurança do Carnaval, que arrancará logo nesta sexta-feira, prolongando-se até à Terça-Feira de Carnaval.