Em 2017, e como vem sendo habitual desde há 19 anos, o Março é Jovem em Portimão. Durante todo o mês, o concelho é marcado por diversos eventos e atividades de desporto, dança, música, teatro, cinema, e muitas novidades. O pontapé de saída é dado no dia 3, pelas 20h30, com a festa de abertura na Praça da Alameda.
Este evento vai contar com um grupo de artistas bastante diversificado, tais como tunas académicas, combos de jazz e comediantes. Ainda na área da música, destaca-se o Concurso de Bandas Março Jovem no Bar Marginália, em Portimão, pelas 22h, com as eliminatórias a terem lugar nos dias 4, 11 e 18 e a grande final no dia 25.
No espaço da dança, é de salientar o evento «Dançar sem Parar», no pavilhão Gimnodesportivo, dia 19, pelas 16h, um espetáculo de dança criativa, contemporânea, tradicional, salão, jazz, moderna, comercial e hip-hop. Para quem gosta de teatro, o Grupo de Teatro Amador do Clube de Instrução e Recreio Mexilhoeirense sobe ao seu palco no dia 10, às 21h30, para estrear a sua peça «Na T’Escondas Q’É Já Te Vi». No mesmo âmbito, o Teatro Infantil de Portimão organiza nos dias 4, 11, 18 e 25, entre as 15h e as 17h, Oficinas de Teatro para Pais e Filhos na antiga escola primária da Pedra Mourinha com um custo de participação de 10 euros (adulto + criança).

Exposições em destaque

Durante estes dias, serão várias as exposições a visitar. Na Casa Manuel Teixeira Gomes estará patente, de 3 a 31, Ilustrações por Alda Henrique e, de 10 a 17, o 1.º Concurso de Artes das Escolas Secundárias do Algarve. Outras propostas são a exposição de fotografia «Geografias de Portimão», disponível até dia 31 no Complexo Desportivo da Mexilhoeira Grande, que reúne trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas da Bemposta. O Museu de Portimão, por seu lado, terá entrada gratuita de 7 a 14 de Março, entre as 10h e as 18h e promove, de 10 a 24, a iniciativa «Património Fora de Rota», com o objetivo de dar a conhecer locais do património portimonense habitualmente fora das rotas turísticas. Nota ainda para os concursos de Miss e Mister que irão ser organizados pelas Escolas Secundárias Poeta António Aleixo (dia 4 de março) e Manuel Teixeira Gomes (18 de março), às 21h no Portimão Arena.

Desporto para todos os gostos

No capítulo desportivo destacam-se, no dia 11, a 3ª edição do Woman Surfing Day na área desportiva da Praia da Rocha (10h-13h); a maratona de andebol no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão (10h-22h), que tem como público-alvo os alunos das escolas secundárias de Portimão, Silves, Lagoa e Lagos; o torneio de xadrez no Clube Naval de Portimão (15h-18h); e a aula aberta de Karaté e Krav Maga no Clube Desportivo da Pedra Mourinha (15h-18h). No dia 12 terá lugar, a partir das 9h e ao longo de todo o dia, o Peddy Paper Fotográfico, organizado pelo Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes e pela Escola Professional Gil Eanes, com prémios para os primeiros classificados.
De 13 a 17, a escola Shokotan Karaté de Portimão organiza aulas gratuitas de Karaté com o Sensei João Paula, pelas 18h30. Nos dias 14 e 21 tem lugar, no Campo Sintético da Escola Manuel Teixeira Gomes, o torneio de futebol ISMAT Cup e, dia 19, pelas 10h, sairá do Parque de Feiras e Exposições um passeio solidário de bicicleta, com o preço de cinco euros da inscrição a reverter para a Cáritas Paroquial Matriz de Portimão. Durante o mês de março será possível aos jovens, dos 14 aos 35 anos, praticarem diferentes modalidades e usufruírem gratuitamente, mediante marcação, dos complexos desportivos e piscina municipal de Portimão.



Contra-Maré – o cinema e a música vão ao museu

Como já é habitual, o cinema também marca presença no Março Jovem. O museu de Portimão recebe, a 4 de Março, Paulo Filipe Monteiro (realizador do filme «Zeus» sobre um período da vida de Manuel Teixeira Gomes) e José Alberto Quaresma (autor de uma biografia sobre o ex-Presidente da Iª República) para uma conversa sobre a grande figura portimonense, após o visionamento do supramencionado filme. No dia seguinte será projetado o filme «Uivo», de Eduardo Morais, que poderá também ser visionado dia 26 de Março. Finalmente, a 25, serão musicados filmes de George Méliès e Júlio Bernardo. Para os apaixonados pelo mundo sonoro, vários workshops terão lugar no museu no fim-de-semana de 11 e 12 de Março.

Partilha de saberes

Também a vertente da formação volta a constituir uma forte aposta no Março Jovem, que apresenta um leque bastante diversificado de conferências e workshops, que vão desde aulas de tiborna algarvia e doce fino, na Quinta Pedagógica de Portimão, até debates sobre democracia, juventude e poder local, na Divisão de Desporto e Juventude de Portimão, ou um meeting Europa Jovem no Café Concerto do Teatro Municipal de Portimão. A Beta-Talk volta a integrar o programa do Março Jovem com uma edição especial, que desta vez traz dois empreendedores para partilharem a sua experiência: Bruno Fonseca - fundador da marca REPTO e Fábio Duarte - fundador da Academia «Dança Mais», em Portimão.
O ISMAT adere ao espírito do Março Jovem e promove aulas abertas para maiores de 17 anos, que vão desde esclarecimentos sobre profissões jurídicas e gestão estratégica das empresas modernas até uma sessão de Mindfulness e bem-estar. O Março Jovem 2017 encerrará em grande, a 1 de, Abril no Portimão Arena, com o XVII Enportunas – Encontro de Tunas Académicas que, como habitual, junta a irreverência musical das tunas académicas algarvias a um DJ para um espetáculo bastante animado.