O francês Mathieu Billot foi o vencedor do Grande Prémio Francisco Moura, com a égua de nove anos Ilena S (Verdi x Calido). O mesmo conjunto tinha já conquistado o terceiro lugar no Grande Prémio da semana anterior.
Na principal prova da segunda semana do Vilamoura Atlantic Tour 2017 (1.50m), o conjunto brasileiro Marlon Zanotelli e Sirene de La Motte ficou em segundo lugar, seguido pelo japonês Taizo Sugitani, com o garanhão Cuba. Duarte Seabra, com o castrado de 10 anos Fernhill Curra Quinn, foi o melhor cavaleiro português com o quarto posto.
O percurso inicial composto por 13 obstáculos e 16 esforços contou com 49 conjuntos, tendo passado à Barrage apenas nove. O Grande Prémio deste domingo foi uma prova qualificativa para os Campeonatos da Europa 2017, sendo igualmente uma homenagem ao cavaleiro português Francisco Moura que faleceu em 2010. As restantes provas de domingo foram dominadas pelos cavaleiros ingleses. Alexandra Thornton venceu no 1.40m com o cavalo Charielle. A prova de 1.30m foi ganha pelo conjunto Sophie Fawcett e Quite Cadiz. Abbie Summers, com Quantas, triunfou na prova de 1.20m.
Na passada sexta-feira, o cavaleiro português Duarte Seabra, com o seu cavalo Fernhill Curra Quinn, venceu a prova de 1.45m a contar para o Ranking Longines da FEI (Federeção Equestre Internacional). No sábado voltou a ouvir-se o hino português com Francisco Rocha a vencer a prova de 1.35m. Foi a segunda vitória do português no Vilamoura Atlantic Tour 2017, com a sua égua C Berriz Z. O Pequeno Grande Prémio de sábado (1.40m – Ranking Longines da FEI) foi ganho pelo francês Nicolas Deseuzes, com a égua SF Razzia des Sables. Julien Gonin, também francês, venceu a competição principal (1.45m), com Une Etoile.