O britânico Phillip Spivey, montando Darya I Nur, foi o vencedor da prova de 1.45m que teve lugar no dia 23 de fevereiro. A prova de Tabela A, com um percurso composto por 11 obstáculos, contou para o para o Ranking Longines da FEI (Federação Equestre Internacional).
Julien Gonin com Soleil de Cornu CH, pela França, ficou em segundo lugar na prova de Ranking e a terceira posição foi conquistada pelo cavaleiro brasileiro Felipe Ramos Guinato com o cavalo Zenzero. O melhor português na competição de 1.45m, patrocinada por Sabino Sadle, foi Mário Wilson Fernandes, em sexto lugar.
Nas restantes provas CSI3* de quinta-feira (primeiras provas CSI3* da segunda semana do Vilamoura Atlantic Tour 2017), o britânico James Smith, com o cavalo Quattro 27, venceu a competição de 1.30m. Manon Jobin, pela França, conquistou o segundo lugar, com Picasso Sissart, e a dupla britânica constituída por Sophie Fawcett e Quite Cadiz ficou na terceira posição.
A prova de 1.35m foi também dominada pelos britânicos com o conjunto Timothy Page e Elvera a vencer. James Smith, com Cumina, também britânico, ficou em segundo lugar. O cavaleiro português Ricardo Gil Santos com o seu cavalo Zucchero concluiu a prova na terceira posição.
A competição promete aumentar de intensidade nos próximos dias com mais um Grande Prémio, no domingo à tarde. O Atlantic Tour 2017, que teve início a 14 de Fevereiro, termina a 2 de Abril, depois de seis semanas de competição.