A renovada Pista do Arimbo, em São Brás de Alportel, foi o palco escolhido para dar início à Taça de Portugal de Downhill 2017, em prova a disputar já nos dias 3, 4 e 5 de março. Este evento desportivo traz ao território são-brasense os melhores atletas nacionais e internacionais da modalidade para a primeira prova da mais alta competição a nível nacional.
Das centenas de atletas inscritos, provenientes de diferentes nacionalidades e equipas, destaca-se a participação de duas equipas oficiais Madison Saracen e GT factory, com pilotos do top 10 da taça do mundo, como Sam Dale, Matt Simmonds e Matt Walker. O espetáculo tem ponto de encontro marcado para um dos mais bonitos locais do Algarve, em plena Serra do Caldeirão, e a muito poucos quilómetros de São Brás de Alportel, numa pista totalmente renovada para o efeito, composta por 1.810 metros e cuja conclusão média para os atletas mais rápidos ronda os três minutos, com velocidades exigentes de 60 Kms por hora. As descidas vertiginosas, os saltos, as curvas acentuadas, entre outras características técnicas da pista, testam os limites e a perícia dos participantes, reservando um lugar no pódio aos atletas mais ousados.
A Pista apresenta ainda uma nova zona de espetáculo, um «rock garden artificial» e um «paddock» espaçoso com boas condições de acesso e logística para acolher atletas e público. A organização desta primeira etapa da Taça de Portugal de Downhill resulta uma vez mais da parceria entre a Associação X Dream Blasius, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel e a Federação Portuguesa de Ciclismo.