A 2.ª edição das Jornadas do Arade realiza-se em Portimão, entre 10 e 12 de março, numa iniciativa promovida pela Teia D'Impulsos – Associação Social, Cultural e Desportiva, em parceria com as Câmaras Municipais de Silves, Portimão, Lagoa e Monchique, Junta de Freguesia de Portimão, Museu Municipal de Portimão e outras entidades públicas e privadas.A ação pretende abrir espaço para o diálogo e a problematização de temáticas diversas e transversais que visem a promoção do desenvolvimento socioeconómico sustentado e a divulgação do património cultural e humano dos municípios de Silves, Portimão, Lagoa e Monchique.
O dia 10 de março será inteiramente dedicado a atividades formativas. Neste dia, os interessados poderão optar entre a frequência de dois cursos pré-Jornadas que se realizarão no Espaço Raiz: «Viver melhor amanhã: uma introdução ao movimento da Transição no Arade» e «Introdução ao Dirigismo Associativo». Já nos dias 11 e 12 de março, o encontro decorrerá no Museu Municipal de Portimão. O programa começa no sábado, pelas 9h30, com a conferência de abertura dedicada ao Aradismo - conceito operativo que emergiu na última edição das Jornadas. A questão «Quais os problemas e as estratégias que se colocam a uma ação concertada entre os quatro municípios da Bacia do Arade (Silves, Portimão, Lagoa e Monchique) em prol do desenvolvimento local e da sua afirmação em conjunto no contexto regional e nacional?» irá nortear todas as mesas-redondas e sessões de controvérsia nos dois dias seguintes, sendo alvo de reflexão num amplo espectro de áreas e temáticas.
Mas muitas outras temáticas - que vão desde as cidades inteligentes ao turismo sustentável, do urbanismo à atuação da Universidade no território, da agricultura às pescas e gestão dos recursos marítimos, passando por outros temas mais controversos como a exploração do petróleo no Algarve ou o estado dos serviços de saúde na região – estarão em cima da mesa destas Jornadas.