Albufeira com exposições para todos os gostos


A Galeria de Arte Pintor Samora Barros, situada no Largo Eng.º Duarte Pacheco, na baixa de Albufeira, exibe, de 1 a 29 de abril, a mostra de pintura «Um Olhar sobre a Obra de Picasso», de João Pedro Tavares. A exposição partilha o olhar do autor sobre Picasso, uma reinterpretação muito pessoal e que confronta o público com o maior pintor do século XX.
De 7 de abril até 20 de maio, a Galeria Municipal João Bailote exibe uma exposição de pintura do artista holandês Hans van Hoogdalem. O pintor estudou nos anos 60 na Escola Nacional de Pintura em Utrecht e começou sua carreira em 1970 como designer e pintor ornamental para as cervejarias Heineken, onde trabalhou em muitas exposições e eventos, e nos últimos anos, projetou e decorou interiores de bares e restaurante em todo o mundo. Em 2000, deixou a Holanda e veio para Portugal, dedicando-se a pintar retratos e outros temas. A Galeria está aberta ao público de terça a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.
A Biblioteca Municipal Lídia Jorge acolhe uma mostra de pintura do artista Larama, de 7 a 26 de abril. Larama, de seu nome Jorge Amaral, tem formação artística em pintura, grafismo e fotografia, na Escola de Artes Decorativas António Arroio, em Lisboa. Tendo ficado cego em 2008, voltou a pintar passados alguns anos e fez a sua primeira exposição na Junta de Freguesia de Estoi (Algarve), onde reside. Em 2016, já havia realizado uma exposição na Biblioteca Municipal Lídia Jorge. A mostra pode ser vista de terça a sexta-feira, entre as 9h30 e as 19h15, às segundas-feiras, das 12h às 18h, e ao sábado entre as 10h e as 16h. A Biblioteca encerra aos domingos e feriados.
O Museu Municipal de Arqueologia de Albufeira continua a exibir a mostra fotográfica «Outras Viagens, Outros Olhares» até 30 de abril. Nesta mostra, podem-se ver várias fotografias de um Algarve distante, quando o setor turístico estava a dar os primeiros passos e Albufeira ainda era descrita como uma pequena vila piscatória, de casario branco. O Museu está aberto das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 às terças, sábados e domingos e das 9h30 às 17h30 às quartas, quintas e sextas, encerrando à segunda-feira.
A fotografia volta a estar em destaque na exposição «Documentar o Algarve Interior», um projeto que incide na documentação de oito concelhos: Albufeira, Castro Marim, Faro, Tavira, Loulé, São Brás de Alportel e Vila Real de Santo António. Da autoria da Algarve Film Comission, a mostra pretende promover a valorização e divulgação do Património Cultural Local, contribuindo para a preservação, recuperação e promoção da cultura, memória e identidade locais. Além da exposição de fotografia, que ilustra os concelhos envolvidos, os visitantes poderão assistir à exibição de um filme. Para ver de segunda a sexta, entre as 9h e as 12h30, e as 13h30 e as 17h. O Arquivo encerra aos sábados, domingos e feriados.