O Algarve voltou a marcar presença na Bolsa de Turismo de Lisboa, onde deu a conhecer a diversidade da sua oferta turística aos cerca de 75 mil visitantes que por lá passaram. O stand do Algarve registou uma grande afluência de profissionais e visitantes, superior à da edição de 2016, com o público a mostrar um grande interesse pelos produtos gastronómicos e pela oferta de turismo ativo da região.
Nesse sentido, Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve, faz um balanço extremamente positivo da participação do Algarve na BTL. “Enquanto principal destino turístico do país, e de forma a consolidar a sustentabilidade da região, precisamos que todos os players regionais unam esforços na estratégia comum. Foi, assim, com satisfação, que o stand do Algarve contou com a presença de todos os concelhos algarvios. Durante a Feira, conseguimos mostrar aos visitantes que o Algarve é mais do que Sol, Mar e Golfe. O Algarve é um destino para todo o ano e com potencialidades únicas de natureza, birdwatching, cultura e desporto”, frisou.
Na Feira, que decorreu de 15 a 19 de março, o destaque foi para o turismo de natureza, cultural, desportivo e para a gastronomia e vinhos da região. No stand de 600 metros quadrados, estiveram representados os 16 concelhos algarvios e 16 agentes turísticos da região, que, no conjunto, realizaram inúmeras iniciativas como showcookings, provas de vinhos, apresentações diversas, espetáculos culturais, entre outros. Durante cinco dias, o stand do Algarve contou sempre com grande afluência de visitantes e foi palco de várias dezenas de reuniões profissionais.
Os showcookings e degustações de produtos regionais foram das iniciativas que cativaram mais pessoas, o que demonstra o interesse crescente pelos produtos do terroir algarvio, como a alfarroba. A peça de teatro «Algarve, quem és tu?», integrada na iniciativa «Kids Route» foi um êxito, com várias dezenas de crianças a assistir na plateia. As apresentações dos municípios também registaram grande afluência.
Os visitantes demonstraram ainda um interesse crescente pelas propostas de natureza e turismo ativo do Algarve, tendo sido registada uma maior procura por guias de natureza e um grande interesse na visualização dos vídeos «algarve 360º», uma verdadeira experiência imersiva no Algarve, em que o público descobre toda a diversidade da oferta turística e a beleza paisagística da região, através de sete vídeos de realidade virtual.