O Algarve foi galardoado, a nível nacional, com três prémios nos Publituris Portugal Trade Awards 2017 e, internacionalmente, na 2.ª edição dos Iberian Festival Awards.
Nos Publituris, o prémio de «Melhor Marina» foi entregue à Marina de Vilamoura, o de «Melhor Luxury Hotel» ao Conrad Algarve e o Zoomarine ganhou o título de «Melhor Parque/Empresa de Animação Turística». Os Iberian Festival Awards, que foram entregues em Barcelona, também distinguiram a região, mais propriamente o Festival MED, com o prémio para «Melhor Festival de Média Dimensão» da Península Ibérica. O galardão foi entregue no mesmo dia em que foram anunciados na BTL os primeiros nomes do cartaz da edição de 2017, que decorrerá nos dias 29 e 30 de junho e 01 e 02 de julho. “A distinção nos Iberian Festival Awards reconhece este festival como o mais conceituado do género no contexto ibérico e reflete o valor da projeção internacional que o MED tem alcançado. É de realçar a importância que o município de Loulé tem tido enquanto promotor deste evento”, destaca Desidério Silva, presidente da RTA.
Os Publituris Portugal Trade Awards visam distinguir a excelência em vários sectores do Turismo. Os nomeados são escolhidos pelo jornal e os vencedores são eleitos por uma média ponderada entre os votos dos assinantes e do júri. Por outro lado, os Iberian Festival Awards pretendem premiar festivais criativos e com potencial de crescimento.