A Câmara Municipal de Lagoa levou a efeito, no dia 25 de março, com o apoio da d’Orfeu Associação Cultural, Secretaria de Estado da Cultura e Direcção-Geral das Artes, no Convento de S. José, o «Seminário para o Associativismo Cultural», com a participação das associações e coletividades do concelho.
A formação esteve a cargo da d'Orfeu, associação cultural fundada, em 1995, em Águeda, com o objetivo de dinamizar atividades culturais através da música e da sua relação com todas as outras formas de expressão, e os participantes nos diferentes workshops tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e ferramentas que poderão ser muito úteis nas associações e coletividades a que pertencem. No final dos trabalhos, os formadores e formandos apresentaram e debateram os vários aspetos abordados durante as seis horas de formação específica, que foram desde a criação de raiz de um projeto, passando pela comunicação e estratégias associativas, até à vertente do financiamento.
Antes do encerramento, os participantes no Seminário puderam assistir à prestação dos acordeonistas João Bentes e Luís Mira, alunos da Academia de Música de Lagos – Conservatório de Lagoa.