Começaram, no dia 6 de março, os trabalhos de manutenção e conservação dos espaços públicos ajardinados na cidade de Faro, levados a cabo por duas empresas especializadas, que irão recuperar e manter as áreas verdes de todo o espaço urbano e periurbano nos próximos meses. No total, o Município investe 196 mil e 173,22 euros na recuperação das zonas verdes da cidade, procurando devolver a dimensão estética e a dignidade que elas merecem.
As prestações de serviços agora contratualizadas terão a duração de um ano. De fora ficam a Baixa da cidade e o casco antigo, cuja manutenção continua a ser assegurada pelos serviços da autarquia e os espaços verdes dos estabelecimentos escolares do concelho, adjudicados a outra empresa. A autarquia pensa ter encontrado, deste modo, uma solução adequada para resolver as dificuldades experimentadas no tratamento dos verdes da cidade desde que, em Agosto de 2013, o Tribunal de Contas decidiu que esta prestação estava fora do âmbito de atuação da FAGAR.
Recorda-se que nessa altura foi a edilidade que teve que voltar a assegurar estes serviços, sem meios técnicos nem recursos humanos para tal, e a braços com um duro plano de reequilíbrio financeiro. Agora, abatida mais de 40 por cento da dívida total, o Município pode alocar verba para atacar com toda a segurança a questão dos espaços verdes da Cidade, a contento de todos os que residem e visitam o concelho. “Trata-se de uma intervenção fundamental que ilustra bem o esforço que o concelho vem fazendo para melhorar cada vez mais o seu capital de atratividade, para quem cá vive, estuda, trabalha ou simplesmente nos visita”, considera o Presidente da autarquia Rogério Bacalhau.