Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, Faro será palco do maior evento desportivo nacional, a Festa Nacional da Ginástica. Esta 4ª edição está a ser organizada pela Federação de Ginástica de Portugal em parceria com o Município de Faro, com o Clube Educativo e Desportivo de Faro e ainda com o apoio da Associação de Ginástica do Algarve. 
São vários os eventos englobados dentro do evento principal que é a Festa Nacional da Ginástica, com destaque para o PortugalGym (Ginástica para Todos); Batalha dos Campeões (todas as disciplinas de competição da FGP); Gala Prof. Henrique Reis Pinto  (momentos de apresentações de Ginástica para Todos, das disciplinas de competição e momentos de homenagem). As apresentações irão decorrer em locais distintos ao longo dos três dias. O Pavilhão Municipal da Penha será o único local com apresentações de interior, enquanto que os palcos exteriores serão instalados no Jardim Manuel Bivar e Praça da Pontinha.
Este grande evento trará a Faro mais de três mil participantes de todas as idades, que praticam a modalidade na vertente competitiva ou apenas por gosto e bem-estar. A acompanhar as equipas estarão também as suas famílias e treinadores, facto que poderá trazer impacto ao nível do comércio local. Será assim proporcionado um excelente momento de convívio e uma experiência diferente para os participantes e todos os envolvidos na organização desta grande festa.