A IV edição do Festival de Caminhadas de Alcoutim decorre nos dias 8 e 9 de abril, organizado pela Câmara Municipal de Alcoutim com o apoio da Associação dos Amigos dos Farelos e Clarines, Proactivetur, Agostinho Gomes – Atividades Fotográficas, Associação Odiana, Guadiana Extremme, Associação Almargem, Terra Firme. O Festival propõe 10 caminhadas temáticas, apresentando como propostas Sender Kayak – Caminhada e Kayak – Ribeira Grande de Sanlúcar de Guadiana; Aventura no Baixo Vascão «Vamos caminhar e fazer pão»; Na senda de um cesteiro; Passeio Fotográfico Entardeceres de Alcoutim e Sanlúcar de Guadiana; Trilhos de Ronda no Guadiana, do Vascão a Alcoutim; Caminhada Rota do Guadiana – GR15 (Odeleite – Alcoutim); «Manhã com o pastor»; Da morte ao sagrado, uma viagem à pré-história recente (neolítico/calcolítico). Andar, «orar» e comer.
As caminhadas decorrem por todo o concelho e em Sanlúcar de Guadiana, com diferentes níveis de dificuldade, e são levadas a efeito por guias conhecedores do território, que enquadram as diferentes temáticas. As propostas apresentadas são mais que simples caminhadas, são uma experiência que permite aos participantes conhecer a paisagem, um pouco da história da região, espaços/monumentos culturalmente interessantes, a oportunidade de conhecer locais e gentes e, por vezes ainda, alguns dos locais onde poderão saborear a gastronomia típica da região. Experiências como remar um kayak, fazer pão, realizar um atelier de comida pré-histórica, acompanhar um pastor, são algumas das propostas para se inscrever e realizar novas experiências
Pelo quarto ano consecutivo, o Município pretende evidenciar o potencial de Alcoutim como região de excelência para a prática de caminhadas na natureza, em conjugação com património natural, histórico, gastronómico e cultural diversificado.