O Município de Lagos foi o escolhido para acolher o Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade 2017, de 1 a 8 de julho. O maior evento desta modalidade vai contar com a presença de 400 patinadores em representação de seleções nacionais de 20 países. Lagos será também o palco do Torneio Internacional XIV TERRAS do INFANTE, que inclui a etapa inaugural da Taça da Europa - EURO CUP 2017, já em abril.
O Comité Europeu da modalidade (C.E.C. – Comité Europeu de Course) atribuiu este ano a organização do Campeonato Europeu de Patinagem de Velocidade, para os escalões de Juniores B (16/17 anos) e A (18/19 anos) e Seniores ao Município de Lagos, uma das cidades portuguesas com maior tradição na velocidade sobre patins de rodas em linha. Estarão em disputa 70 títulos de campeão europeu, nos diversos escalões e géneros, em provas de velocidade (onde estão inseridos os 100 metros em corredores), meio fundo e fundo, onde se incluem as maratonas.
Nos dias 2, 3 e 4 acontecem as Provas de Pista, na Escola Secundária Júlio Dantas (apuramentos manhã, finais tarde e noite) e nos dias 6 e 7 as Provas de Estrada - circuito da Escola Tecnopolis (apuramentos de manhã e finais de tarde). Para o dia 8 ficou prevista os 100 metros e Maratona (42,195Km), uma para cada um dos escalões Jun. B Fem; Sen. Fem; Jun. A Masc. e Seniores Masc. Esta competição é organizada pelo Comité Europeu de Course, pelo Roller Lagos Clube de Patinagem e pela Câmara Municipal de Lagos, contando com o apoio da Federação de Patinagem de Portugal.
Após a atribuição da organização do Campeonato Europeu, o Comité Europeu de Patinagem de Velocidade, divulgou as nove etapas da Taça da Europa - EURO CUP 2017, onde Lagos se destaca por ser a etapa inaugural, entre 7 e 9 de abril. Por estes dias, o município receberá os melhores patinadores do velho continente e aguarda-se que o XIV TERRAS do INFANTE ultrapasse o recorde de participantes (358 em 2016, de 49 clubes e 11 países). As provas decorrem no dia 7 de abril, com início ao final da tarde, e no dia 8 durante todo o dia (manhã, tarde e noite), na Pista da Escola Secundária Júlio Dantas. Para o dia 9 estão previstas duas jornadas, na parte da manhã em estrada - Avenida dos Descobrimentos com a Meia Maratona, à volta da cidade de Lagos, e da parte da tarde com as finais e entrega de prémios.