Em 2016, a Presidente da Câmara Municipal de Lagos foi convidada para ser uma das Embaixadoras dos «Green Destinations», no ano em que o concelho foi distinguido como um dos 100 destinos turísticos mais sustentáveis do mundo por essa entidade. Este galardão internacional foi criado para incentivar as boas práticas relacionadas com a sustentabilidade económica e ambiental e o turismo responsável.
«Sustainable Destination Marketing» foi o título da apresentação de Maria Joaquina Matos nesta iniciativa que decorreu no Pavilhão ExpoTorres do Parque Regional de Exposições, em Torres Vedras, e que recaiu na exposição de vários assuntos ligados às potencialidades do Município mais direcionadas para as áreas da natureza e património. O evento incluiu igualmente a cerimónia de entrega dos prémios atribuídos pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa. Recorde-se, a este propósito, que Lagos foi galardoado com o 3.º Prémio do Concurso Nacional de Boas Práticas Ambientais (com a Coleção de Marcadores de Livros – Bandeira Azul 30 Anos, criada pelos serviços da autarquia, no âmbito da Campanha de Sensibilização/ Educação Ambiental «Lagos na Onda do Verão 2016»), tendo ainda sido distinguido como um dos Municípios «Mais Azuis» do país, destacando-se pelo rigor, diversidade e qualidade das Atividades de Educação Ambiental do Programa da BA.
O concurso pretendia premiar e dar visibilidade às boas práticas ambientais implementadas por Municípios, Concessionários de Praia e Marinas, e outras entidades que de alguma forma estão relacionados com a gestão e manutenção de zonas balneares e náutica, que contribuem para a sustentabilidade, com inovação, na resolução de problemas ambientais.