No próximo sábado, 25 de março, a Câmara Municipal de Loulé associa-se mais uma vez à «Hora do Planeta», evento promovido pela organização global de conservação de natureza WWF - World Wildlife Found, com o objetivo de sensibilizar a população mundial para a problemática das alterações climáticas. Assim, entre as 20h30 e as 21h30, a autarquia louletana irá desligar as luzes em alguns dos mais importantes edifícios do concelho: Paços do Concelho, Edifício Eng.º Duarte Pacheco (Assembleia Municipal), Monumento ao Eng.º Duarte Pacheco, Mercado Municipal de Loulé, Cine-Teatro Louletano, Muralha do Castelo de Loulé e sede das Juntas de Freguesia de S. Clemente e S. Sebastião, em Loulé, Centro Autárquico de Quarteira e sede das Juntas de Freguesia de Quarteira, Salir, Querença, Tôr, Benafim e Boliqueime.
No âmbito da evolução da campanha «Hora do Planeta» e do conceito «faltam 60 noites para a Hora do Planeta», a Câmara de Loulé compromete-se ainda, em 2017, a desligar o standby de todos os equipamentos elétricos existentes no Município após o horário laboral, retirar os carregadores do telemóvel da tomada quando o aparelho estiver carregado, adquirir veículos elétricos e pontos de carregamento de veículos elétricos, bem como substituir lâmpadas incandescentes por economizadoras ou por led. Para a edilidade louletana, uma das autarquias do país mais empenhadas na causa ambiental e que traçou já a sua Estratégia Municipal para Adaptação às Alterações Climáticas, é de extrema importância aderir a esta iniciativa mundial sobretudo pela importância que tem na consciencialização de todos para a necessidade de mudança de hábitos e comportamentos no dia-a-dia.
As alterações climáticas são hoje uma realidade e preocupação assumidas, sendo consideradas como uma das maiores ameaças ambientais, sociais, económicas e até de saúde que o nosso Planeta enfrenta, com a cada vez mais frequente ocorrência de eventos climáticos extremos. É, assim, uma prioridade envolver toda a sociedade, incluindo decisores políticos e cidadãos em geral, na resposta aos desafios. Com este importante repto em mãos e com o intuito de enfrentar o futuro próximo, as questões ligadas às alterações climática ganharam um novo enfoque e uma acentuada exposição pública no Município de Loulé. Com o desenvolvimento da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas do Município de Loulé, no âmbito do projeto internacional ClimAdapt, Loulé pretende promover, em todo o território municipal, uma resposta coerente às múltiplas problemáticas relacionadas com as alterações climáticas.