No próximo dia 7 de abril, na Escola Secundária de Loulé, tem lugar o Encontro Nacional «O Desafio do Clima», realizado com o objetivo de debater e promover a reflexão em torno da Adaptação às Alterações Climáticas na escala local. Esta iniciativa, organizada no âmbito dos encontros do grupo de trabalho «Cidades Inclusivas» da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, é realizada em conformidade com a visão estratégica da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Loulé, procurando mobilizar todos os agentes para a mudança e difundir o processo estratégico desenvolvido.
O programa arranca pelas 9h30, com uma apresentação inicial moderada por Vítor Pereira, coordenador da Revista Smart Cities, e abertura da sessão pelo presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, vereadora Ana Machado e um representante do Município de Almada. Pelas 10h, vai estar em cima da mesa o tema «Alterações Climáticas – Uma realidade eminente». Luísa Schmidt, docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, irá falar da adaptação às alterações climáticas enquanto processo de aprendizagem social. Tiago Capela Lourenço, da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Lisboa, abordará os impactos e adaptação às alterações climáticas. As técnicas da Câmara Municipal de Loulé, Inês Rafael e Lídia Terra, irão apresentar o desenvolvimento e implementação da EMAAC, enquanto Catarina Freitas, do Município de Almada, traz a este Encontro o tema «O nosso clima está a mudar! Promover a resiliência local através da literacia climática». Finalmente, Fátima Catarina, presidente da Inframoura, irá falar sobre o exemplo de Vilamoura enquanto território de adaptação local.
À tarde, haverá uma saída de campo, com uma visita pedonal ao Passeio das Dunas (Vilamoura/Quarteira), com realização de um percurso de 2,5 quilómetros. Eficiência energética, ordenamento e planeamento do território, reforço e adaptação dos espaços verdes ou mobilidade sustentável são algumas das boas práticas a abordar. Às 16h45, será feito um balanço do dia e conclusão dos trabalhos.