Nos dias 20 e 21 de março, uma delegação de Loulé marcou presença na cidade de Cracóvia, num encontro transnacional juntamente com representantes daquela cidade polaca e também de Budapeste (Hungria). A delegação de Loulé foi composta por João Martins, vereador da Câmara Municipal de Loulé, Tiago Guadalupe, coordenador local do projeto «Vital Cities», Júlio Guerreiro, Gabinete de Comunicação, Adriana Cavaco, técnica da ação social da Câmara Municipal de Loulé e, Luís Vicente, dirigente do Clube de Ténis de Loulé, um dos parceiros locais da Autarquia louletana neste projeto europeu.
A delegação louletana deslocou-se a Cracóvia para dois dias intensos de reuniões que se consumaram num «mergulho profundo» (deep dive) nos projetos em curso na cidade polaca com 800 mil habitantes, no âmbito do projeto europeu «Vital Cities», rede europeia liderada por Loulé e constituída por 10 municípios europeus, que visa a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis no combate ao sedentarismo e fomento da coesão social. Esta foi uma oportunidade para uma partilha de experiências mas também para uma melhoria das atividades levadas a cabo pelo município polaco, inscritos na filosofia da «Vital Cities», através das propostas e sugestões apresentadas pelos parceiros portugueses e húngaros e, pelo leader expert, Twan De Bruijn.
A título de balanço, Tiago Guadalupe, coordenador local do projeto europeu, considerou muito interessante constatar que locais diferentes têm problemas similares, sublinhando o facto da cidade de Cracóvia “ter o mesmo tipo de desafios que Loulé, apesar da singularidade em termos culturais, do contexto específico, da tradição e dos valores democráticos, pelo que as respostas, em cada um dos casos, serão necessariamente diferentes”. “Este encontro transnacional consumou-se numa troca de experiências extremamente positiva para além de permitir tomar contacto com as novas tendências a nível europeu e, por estarem a ser dados passos significativos no velho continente de forma a tornar as cidades mais ativas e vitais”, concluiu.
Este Deep Dive constituiu um dos 10 encontros transnacionais em que cada cidade será anfitriã por dois dias, de outros dois parceiros da rede, para troca de experiências e análise dos projetos locais. Neste sentido, no mês de abril, representantes louletanos vão estar em Budapeste, na Hungria para participarem no segundo e último Deep Dive.