As melhores ciclistas nacionais vão estar em Albufeira, no dia 26 de março, para disputar a segunda etapa da Taça de Portugal de Ciclismo Feminino, estando já inscritas quase 60 atletas. Num percurso que irá percorrer a avenida principal de Albufeira, as ciclistas terão pela frente uma volta de cerca de 18 quilómetros, a percorrer duas vezes pelas categorias de Cadetes e Masters, três vezes pela categoria de Juniores e quatro vezes pela categoria de Elites, perfazendo um total de 36, 54 e 72 quilómetros, respetivamente.
Na categoria de Cadetes, a grande favorita é Daniela Campos, 5Quinas/Município de Albufeira, que este ano já conquistou quatro camisolas de campeã nacional. Nas Juniores, a luta pela vitória será um belo espetáculo onde as principais intervenientes serão Marta Branco (Maiatos/Reabnorte), Maria Martins (Bairrada) e Raquel Silva (5Quinas/Município de Albufeira). Em Elites, e na ausência da campeã nacional, a representar a sua equipa (Lares-Waowdeals) na Bélgica, várias atletas vislumbram a possibilidade de vencer em Albufeira. Entre elas as estrangeiras Fiona Hunter-johnston (Fusion Fierlan Rt) e Maaris Meier (Maiatos/Reabnorte), mas a vitória pode sorrir também às portuguesas Celina Carpinteiro, Liliana Jesus e Irina Coelho (5Quinas/Município de Albufeira). Em Masters, as principais candidatas são a experiente Elisete Torpes (5Quinas/Município de Albufeira), Raquel Marques (ASC/Focus Team-Vila do Conde) e Inês Trancoso (Academia Joaquim Agostinho/UDO).
A organização da prova está ao cargo do Clube Desportivo Areias de São João e da sua secção de ciclismo feminino, com o apoio do Município de Albufeira. O tiro de partida será dado pelas 10h, frente à Câmara Municipal de Albufeira.