Moncarapacho & Fuseta é a única Eco-Freguesia XXI do Algarve


Em cerimónia realizada no dia 24 de março, em Torres Vedras, a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta foi reconhecida como Eco-Freguesia XXI, galardão atribuído pela ABAE (Associação bandeira Azul da Europa) e que distingue as freguesias que trabalham na construção de comunidades mais sustentáveis e inclusivas. O projeto visa incrementar o desenvolvimento sustentável à escala local, procurando envolver os cidadãos em geral, e os dirigentes das juntas de freguesias em particular, na construção de uma sustentabilidade participada.
Composto por dez indicadores de sustentabilidade local, o Eco-Freguesias XXI reconhece e premeia as Juntas de Freguesia que adotam práticas mais sustentáveis no seu território, com impacto real e positivo para a comunidade. Uma Eco-Freguesia XXI é, neste contexto, uma freguesia que respeita os princípios de desenvolvimento sustentável e de inclusão e justiça social, é economicamente próspera e socialmente dinâmica. Foram avaliados os seguintes dez indicadores: Educação para a Sustentabilidade; Gestão Ambiental: Energia, Água e Resíduos; Mobilidade e Transportes; Espaços Públicos; Biodiversidade e Espaços Verdes; Informação e Participação Pública; Serviços de Proximidade; Animação Sociocultural; Promoção do Desenvolvimento e Visão do Desenvolvimento.
Neste primeiro ano de atribuição da bandeira verde que simboliza a Eco-Freguesia XXI, foram distinguidas 39 freguesias, sendo a União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta a única do Algarve. “Esta distinção é o reconhecimento pelo trabalho que o Executivo da União das Freguesias de Moncarapacho e Fuseta tem desenvolvido nestes anos para dotar a freguesia de condições que melhorem a qualidade de vida dos seus cidadãos”, referiu Manuel Carlos, Presidente da freguesia.